O segmento de SUVs elétricos tem um novo integrante: o BYD Yuan Pro. O modelo da marca chinesa deve incomodar não apenas rivais diretos eletrificados, como também concorrentes com motor a combustão. Porém, há uma outra disputa, dentro da própria fabricante. À venda por R$ 182.800, o modelo é R$ 2 mil mais barato que o hatch Dolphin Plus.
A diferença de preços tem uma explicação. Apesar de ter um porte maior e ser um SUV, o Yuan Pro perde para o Dolphin Plus em aspectos importantes, como conjunto motriz e equipamentos. E Autoesporte seleciona 17 itens que o hatch tem o SUV não.
O Yuan Pro é equipado com baterias de 45,1 kWh e motor de 177 cv e 29,4 kgfm de torque. Já o Dolphin Plus traz um conjunto de 60,5 kWh com 204 cv e 31,6 kgfm de torque. Em termos de autonomia, o SUV roda 250 km com uma carga. Menos que os 330 km de alcance do hatch, de acordo com dados do Inmetro. Temos que concordar que 80 km de diferença é um número significativo. É quase uma viagem de São Paulo para Campinas (93 km).
Só de considerar dados de potência e autonomia já dá para colocar uma pulga atrás da orelha de quem está pensando em comprar um dos modelos da BYD, mas ainda não se decidiu por qual. Trazemos, a seguir, a lista dos 17 itens que o Dolphin Plus oferece, mas o Yuan Pro, não.
Através do sensor da câmera é possível detectar o ambiente de condução e ativar e desativar automaticamente o farol alto.
Quando o motorista ou algum dos passageiros começa a fazer a abertura da porta o veículo emite um alerta sonoro ao detectar a aproximação de outro veículo.
A cada 150 km de condução contínua um aviso com uma imagem de café aparece no painel de instrumentos indicando ao motorista que está na hora de fazer uma pausa.
Esse sistema ajuda o motorista monitorando os pontos cegos dos espelhos retrovisores através dos sensores do veículo. Quando detectado algum outro veículo se aproximando pelas laterais avisos sonoros e visuais são emitidos.
O BYD Dolphin Plus conta com um controlador de vídeo multifuncional que permite identificar as faixas da pista à frente. Em velocidades acima de 60 km/h um alerta é emitido caso o sistema detecte que o motorista esteja saindo inconscientemente da faixa.
Quando ativo, o sistema detecta as faixas à frente e atua ativamente para manter o veículo dentro dos limites da faixa caso o veículo saia involuntariamente da via.
Em velocidades acima de 65 km/h se o sistema entender que há um risco de colisão com o veículo a frente um aviso visual e sonoro é emitido.
Essa funcionalidade permite que durante a ré o motorista seja alertado através de sinais sonoros e visuais se um outro veículo for detectado em um dos pontos traseiros do carro.
Após o motorista receber a advertência sobre o risco de colisão e o motorista não responder ao aviso, a frenagem de emergência automática é acionada com o objetivo de evitar ou mitigar o impacto da colisão. Em casos que o motorista realiza a frenagem, mas com uma força insuficiente, o sistema pode intervir realizando a frenagem necessária.
Através dos sensores frontais, o sistema do veículo consegue reconhecer a velocidade das placas de trânsito para alertar o motorista do limite da via.
O Controle de Cruzeiro Adaptativo funciona controlando os sistemas de aceleração e frenagem do carro com base na velocidade do veículo à frente e seguindo as diretrizes de velocidade e distância do carro que trafega à frente definidas pelo condutor.
O teto panorâmico nada mais é que um teto solar bem maior, que ocupa quase o teto inteiro do veículo. Vale esclarecer que no BYD Yuan Plus o teto é fixo, o que quer dizer que apenas as persianas podem ser abertas.
O BYD Dolphin Plus conta com sistema de aquecimento dos bancos do motorista e passageiro.
Além do aquecimento dos bancos dianteiros, o BYD Dolphin Plus também conta com a função de resfriamento.
Através das alavancas no banco traseiro é possível regular a inclinação em até duas posições. Também é possível escolher diferentes níveis de inclinação para cada um dos assentos.
Ele vem com chip da Claro de fábrica, com pacote de 12 meses, que além de fornecer internet para o sistema do veículo pode ser roteado para os passageiros.
Através de um aplicativo da BYD é possível acessar diversas informações do veículo, dentre elas a localização. Através desse aplicativo também é possível ligar o veículo a distância, conferir o travamento das portas e janelas e até ligar o ar-condicionado.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews