As marcas chinesas evoluíram muito seus carros nos últimos anos, mas ainda são conhecidas pelas cópias descaradas de carros ocidentais feitas no passado. Nem a BYD escapou disso com a primeira geração do Yuan Pro. Afinal, o SUV compacto, que está confirmado no Brasil para chegada em 2025, já teve semelhanças gritantes com o Ford EcoSport.
Vale esclarecer que estamos falando, aqui, da primeira geração do Yuan Pro, que não é mais produzida. O modelo que será efetivamente vendido no Brasil tem visual bem diferente e utiliza a plataforma do Dolphin.
Voltando ao Yuan Pro de primeira geração, a dianteira até tem um visual diferente, que já estamos acostumados nos BYD e que lembra o Yuan Plus, oferecido no Brasil desde 2022. Os faróis estreitos, interligados por um filete cromado, fazem parte da identidade visual da marca chinesa desde meados de 2020. Por esse ângulo, ele nem lembra o EcoSport tanto assim.
Já na traseira, as semelhanças são tão evidentes que, à primeira vista, o antigo BYD Yuan Pro aparenta ser o próprio EcoSport. Ao se deparar com um pessoalmente, é difícil saber à primeira vista se estamos diante de um BYD ou de um Ford. Lanternas, colunas C, vidros traseiros, rodas e até o estepe instalado na tampa do porta-malas. Tudo foi claramente inspirado no SUV da marca americana.
O formato da carroceria, mais alto na região da traseira, também faz a silhueta do antigo Yuan Pro ser bem parecida com a do EcoSport vendido no Brasil até 2021. Ironicamente, o SUV da Ford era produzido em Camaçari (BA), na fábrica que hoje pertence à BYD.
Vale lembrar que este SUV foi lançado na China como BYD S1 em meados de 2015, mas recebeu o nome Yuan nos anos seguintes, com a criação da linha ‘Dinasty’. Estes são os carros da BYD com nomes inspirados nas dinastias chinesas da antiguidade. Os modelos Song, Tan, Han e Qin (rebatizado como King no Brasil) também têm essa proposta.
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Apesar da semelhança evidente, a Ford não tomou qualquer atitude judicial contra a BYD. Outras marcas chinesas não tiveram a mesma sorte, como podemos recordar do antigo Landwind X7 (uma cópia do Range Rover Evoque) ou do Lifan 320 (um Mini Cooper). Em ambos os casos, as fabricantes foram processadas.
Mais recentemente, a semelhança do Ora Punk Cat com o Fusca causou uma disputa judicial entre GWM e Volkswagen no Brasil. A marca alemã tentou anular o registro das patentes do compacto chinês no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) com a acusação de plágio. O pedido foi negado pela justiça e a GWM tem autorização para vender o Punk Cat no Brasil.
Hoje o BYD Yuan Pro tem estilo que não lembra carros de outras marcas. Seu visual segue a linguagem visual da BYD, com lanternas traseiras interligadas e nenhum estepe pendurado na tampa do porta-malas.
O SUV compacto tem 4,30 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,67 m de altura e 2,62 m distância entre-eixos. Portanto, o Yuan Pro é um pouco maior que um Volkswagen T-Cross, mas bem menor que o Yuan Plus.
Por dentro, o Yuan Pro traz central multimídia giratória de 12,8 polegadas e um painel de instrumentos de 8,8 polegadas. Na China, o volante ainda traz o ideograma que representa o nome da marca. Por aqui, a tendência é que o logo seja trocado pelo símbolo da BYD que já aparece em outros carros.
O SUV compacto da BYD é equipado com um motor elétrico que desenvolve 177 cv de potência. Com essa motorização, acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. Já a bateria é de 45 kWh e garante autonomia de 401 km pelo generoso ciclo chinês (CLTC). A título de comparação, o Yuan Up, versão de entrada, tem 95 cv de potência e cerca de 300 km de autonomia declarada.
Os números devem mudar quando o BYD Yuan Pro for submetido aos testes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), que costuma revelar resultados inferiores em comparação com o ciclo chinês.
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Fonte: direitonews