BYD Yuan Pro: preço, equipamentos e autonomia do novo SUV elétrico


Após algum tempo de espera, a BYD acaba de lançar o Yuan Pro no Brasil. O modelo, conhecido como o SUV do Dolphin, por ter a mesma plataforma, chega para brigar com os elétricos Peugeot e-2008, Volvo EX30 e Neta X. Entretanto, também deve incomodar (e muito) os SUVs a combustão nas versões mais caras, como Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Honda HR-V. Afinal, estreia em versão única de acabamento por R$ 182.800. Trata-se do SUV elétrico mais barato do país.

O BYD Yuan Pro entrou em pré-venda no final de agosto, quando a BYD anunciou condições exclusivas para o SUV elétrico. Além do veículo, o comprador levaria para casa um carregador do tipo wallbox e um ano de seguro grátis pela Porto Seguro. Agora, chega oficialmente ao mercado brasileiro.

Além da compra, o Yuan Pro está disponível no programa de assinaturas da marca chinesa. No plano de 48 meses com franquia mensal de 1.000 km, a mensalidade custa R$ 4.480. O valor é similar ao cobrado pela BYD, nas mesmas condições, para o Dolphin Plus (R$ 4.435). Na comparação dos preços para compra, porém, o SUV é R$ 2 mil mais barato que o hatch compacto.

Em termos de design, o Yuan Pro segue a mesma linguagem visual de outros modelos da linha Dynasty marca chinesa. Inclusive, tem traços parecidos com o Yuan Plus que, no portfólio da BYD, fica acima do novato. Na dianteira, destaque para os faróis de LED afilados e conectados por uma faixa cromada e uma barra preta brilhante, que segue o formato do capô mais arredondado.

Nas laterais, o SUV inédito traz colunas escurecidas, bem como rodas de 17 polegadas e maçanetas na cor da carroceria. Em termos de dimensões, o Yuan Pro fica na média de SUVs compactos a combustão. São 4,30 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,67 m de altura e distância entre-eixos de 2,62 m.

Por fim, na traseira, tem lanternas interligadas com o mesmo desenho do Dolphin, além de um pequeno spoiler. No porta-malas, vale dizer, são apenas 265 litros de capacidade. Ou seja, perde para os rivais. O T-Cross, por exemplo, tem 363 litros, já o Creta oferta 422 l. Mas, há uma explicação. O Yuan Pro não traz o convencional kit de reparo emergencial, comuns em carros elétricos. No lugar, está um estepe, que ocupa mais espaço.

Ao todo, são cinco opções de cores disponíveis: branco, cinza, azul escuro, verde claro e cinza claro.

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No interior, o BYD Yuan Pro traz um acabamento simples, mas bem alinhado. Há boa dose de plástico rígido nas portas, mas também materiais macios ao toque no painel. Os bancos são revestidos com um material que imita couro.

Na lista de equipamentos, temos ajustes automáticos no banco do motorista, a conhecida central multimídia giratória de 12,8 polegadas com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos, carregador de celular por indução, freio de estacionamento eletrônico, sistema de som com seis alto-falantes e ar-condicionado digital.

Entre os equipamentos, há sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, bem como recursos de assistência ao motorista como frenagem automática de emergência e controle de cruzeiro adaptativo. Mas, não traz alguns recursos interessantes como assistente de permanência em faixa e alerta de ponto cego.

Sob o capô, o Yuan Pro traz um motor elétrico dianteiro síncrono de ímãs permanentes que entrega 177 cv de potência e 29,5 kgfm de torque. Com esse conjunto, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e chega à velocidade máxima é de 160 km/h.

A bateria do tipo Blade, de 45,1 kWh, garante uma autonomia de 250 km na homologação do Inmetro. Para efeito de comparação, o novo e-2008 tem 261 km no PBEV. Além disso, consegue ser carregado tanto em corrente alternada (AC), do tipo lento (6,6 kW), quanto corrente contínua (DC), do tipo rápido (até 60 kW). A suspensão é do tipo McPherson na dianteira e barra de torção na traseira, e tem freio a disco nas quatro rodas.

De acordo com a fabricante, o BYD Yuan Pro tem garantia de seis anos sem limite de quilometragem para sistema elétrico de baixa tensão e chassi (sem levar em conta itens periféricos e de acabamento interno, que têm prazos diferentes). No caso do pacote de baterias Blade, a garantia sobe para oito anos.

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Fonte: direitonews

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