BYD vende quase 80% dos carros elétricos comercializados no Brasil


Em julho de 2025, a BYD apresentou o primeiro carro elétrico montado no Brasil. Trata-se do Dolphin Mini, que também é veículo mais vendido da categoria no país. Não por menos, é uma das principais peças da marca, que alcançou um feito importante: já representa 76,8% das vendas de carros elétricos no Brasil.

Em números absolutos, significa que dos 37.536 automóveis e comerciais leves a bateria vendidos, 28.821 são da montadora chinesa. O dado é da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), abrangendo o acumulado de 2025 até julho.

Para efeito de comparação, o segundo lugar da lista de marcas que mais vendem elétricos no mercado fica para a Volvo, com 7,80% de participação nos sete primeiros meses do ano. O pódio é fechado com a rival GWM com 4,16%, que acaba de divulgar uma data para o início de sua produção nacional. Confira:

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte

Apesar dos recentes conflitos, como ter o pedido negado pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) para a redução de imposto sobre veículos montados em regime SKD e CKD no país, a BYD segue em crescimento.

Esse resultado também se mantém quando olhamos exclusivamente para o mês de julho. Aliás, mostra uma proporção ainda maior com 78,59% de participação no setor de elétricos, seguido por Volvo (4,71%) e a estreante GAC (3,88%), que lançará o GS3, novo SUV compacto elétrico, até o fim deste ano.

Como falamos, grande parte desse número se dá nas vendas do seu carro de entrada, o BYD Dolphin Mini. Nos primeiros sete meses de 2025, por exemplo, o carrinho emplacou 16.232 unidades, segundo os dados da Associação Brasileiro do Veículo Elétrico (ABVE) . Ele é seguido pelo irmão maior, o Dolphin, que vendeu 7.592 exemplares.

Logo em seguida, vem o Yuan Pro em 4ª posição com 2.571 vendas entre os veículos elétricos. E apesar do Volvo EX30 aparecer em 5° lugar com 2.238 emplacamentos, logo em seguida, já vem o sedã elétrico Seal com 1.718 unidades vendidas. Confira os números dos elétricos mais vendidos até julho:

Importante reforçar que, além do Dolphin Mini, a BYD promete montar mais sete modelos diferentes na fábrica de Camaçari (BA) até 2026. A informação veio de entrevista exclusiva de Autoesporte com Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD.

Entre os modelos confirmados estão os híbridos Song Pro e King. Entretanto, ainda em 2025, conforme antecipado por Autoesporte, o Dolphin também passará a ser finalizado em Camaçari. Desse modo, restam outros quatro modelos a saber.

A tendência é que o Song Plus também entre para a lista, já que é um dos carros mais vendidos da BYD no Brasil. Além dele, os SUVs elétricos Yuan Plus e Yuan Pro devem reforçar a lista. Por fim, o oitavo modelo muito provavelmente é a picape intermediária derivada do Song que será apresentada ainda em 2025, com vendas começando no ano que vem.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Entra em vigor lei que aumenta as penas para abandono de idoso ou pessoa com deficiência
Próxima Procuradores repudiam decisão dos EUA de revogar visto de Gonet: ‘inaceitável tentativa de intimidação’