BYD traz 7 mil carros ao Brasil usando maior navio de carga do mundo


O maior navio de transporte de veículos do mundo, o BYD Shenzhen, atracou no porto de Itajaí (SC) na manhã desta quarta-feira (28) trazendo 7.292 carros da fabricante chinesa, entre eles Song Pro, novo Song Plus e Song Plus Premium, todos eles híbridos. Essa operação superou os 5,5 mil veículos trazidos de uma só vez em junho do ano passado.

O BYD Shenzhen tem 219,9 metros de comprimento e 37,7 metros de largura dedicados exclusivamente ao transporte de automóveis. A capacidade é para até 9.200 carros. Já a velocidade máxima é de 18,5 nós, aproximadamente 34,3 km/h.

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O desembarque das primeiras unidades está previsto para às 13h, por meio de uma operação que se chama RoRo (Roll-on/Roll-off). Nesse modelo logístico, os carros entram e saem do navio rodando por rampas, sem necessidade de guindastes ou içamentos.

Para transportar esses mais de sete mil carros, a operação envolverá cerca de 130 caminhões-cegonha e mais de 500 profissionais, incluindo funcionários portuários e motoristas no desembarque terrestre. Aproximadamente 100 veículos circulam por hora, com caminhões entrando e saindo sem interrupção, enquanto o pátio é monitorado digitalmente com logístico em tempo real.

O recorde de maior operação de chegada de veículos de uma só vez na história do Brasil, citado no início da matéria, trazia os modelos Seal, Song Pro, King e Dolphin Mini (que também veio agora), mas ao contrário do BYD Shenzhen, o navio chamado Explorer No.1 atracou no porto de Suape (PE).

O BYD Shenzhen trouxe SUVs híbridos da marca chinesa. Na foto divulgada pelo porto de Itajaí, é possível ver um Song Pro, que é equipado com o mesmo conjunto híbrido plug-in (com recarga externa) de King e Song Plus — que acaba de ser reestilizado.

O motor é o 1.5 aspirado a gasolina aliado a um propulsor elétrico, que juntos entregam 223 cv na versão de entrada (R$ 194.800) e 235 cv na opção mais cara (R$ 204.800). O torque combinado não é divulgado, mas a tração é sempre dianteira, distribuída pelo câmbio automático e-CVT.

Outro carro que chegou no navio é o novo Song Plus, que acaba de ser reestilizado e tem preço de R$ 249.990. O SUV também um é um híbrido plug-in e tem o mesmo conjunto 1.5 do Song Pro. A bateria tem capacidade de 18,3 kWh desde a linha 2025, o que permite que o veículo rode até 105 km sem uma gota de combustível. A autonomia combinada também aumentou com a atualização, passando de 1.100 km para 1.200 km.

A principal mudança do SUV é no design, que será o mesmo do Song Plus Premium, lançado no final do ano passado como a versão topo de linha do modelo no portfólio da marca. Portanto, o conjunto de faróis está bem mais afilado e segue as linhas laterais do capô, com visual inspirado no Seal, o sedã médio elétrico da marca chinesa.

Na traseira não há mudanças significativas, apenas uma carroceria com um pouco mais de vincos. As lanternas continuam unidas por barra iluminada com a assinatura “BYD” na parte central da tampa do porta-malas. Uma mudança em comparação com o (agora antigo) Song Plus é que a placa não está mais posicionada no para-choque e sim na tampa do porta-malas.

O BYD Song Plus Premium, por sua vez, também tem o motor 1.5 turbo, entretanto, de acordo com a marca, a potência combinada é de 324 cv. O coração deste sistema híbrido plug-in é a também é a bateria de18,3 kWh de capacidade. Seu preço de é R$ 299.800.

Por fim, o Dolphin Mini, carro elétrico mais vendido do Brasil, tem motor elétrico dianteiro de 75 cv e 13,8 kgfm, e utiliza um banco de baterias Blade com 38 kWh de capacidade, que entregam uma autonomia de 280 km na homologação do Inmetro. Há opções de quatro e cinco lugares, com preços de R$ 118.800 e R$ 122.800, respectivamente.

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Fonte: direitonews

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