A BYD acaba de superar a Tesla na corrida pela liderança global do mercado de carros elétricos em 2025. De acordo com os balanços divulgados pelas duas empresas, a gigante chinesa acumula de janeiro a setembro deste ano 1.605.903 unidades vendidas, contra 1.217.902 da rival norte-americana. Os números dão à BYD uma vantagem substancial de aproximadamente 388 mil veículos.
No caso da chinesa, as vendas — somente de elétricos — incluem o desempenho das marcas BYD, Fang Cheng Bao, Denza e Yang Wang, representando aumento de 37% em relação ao mesmo período de 2024. Já no caso da Tesla, as vendas amargam queda de 6% — ou 75.754 unidades a menos. No período de janeiro a setembro de 2024, para efeito de comparação, a marca de Elon Musk estava à frente da BYD por 124.077 unidades.
A ascensão da BYD ao topo do mercado global de carros elétricos já era esperada pelos fortes investimentos aplicados nos últimos anos, especialmente em novos veículos, tecnologias e expansão internacional. Ainda assim, chama atenção a forte participação da própria China nos números totais: aproximadamente 64%. No caso da Tesla, a dependência de seu país de origem, os Estados Unidos, é menor (cerca de 36%).
A empresa de pesquisa de mercado Counterpoint Research projeta que a BYD não apenas fechará 2025 como líder global em elétricos como alcançará uma participação significativa no mix total, algo em torno de 15,7%. Desde que ultrapassou a Tesla no quarto trimestre de 2024, a chinesa manteve sua posição de liderança por quatro trimestres consecutivos.
No Brasil, de janeiro até setembro de 2025, a BYD vendeu 77.198 veículos, sendo 40.138 elétricos. A marca tem participação de 75,8% no segmento e, de longe, é a montadora que mais vende EVs no país. A Volvo, segunda colocada, entregou somente 3.732 unidades neste ano.
A liderança da BYD no setor é simbolizada pela frota de oito navios construídos especialmente para transportar os modelos da marca carros pelo mundo. O mais novo deles, batizado de Jinan, tem capacidade para levar até 9.200 carros de uma só vez. Com todos em operação, a marca consegue transportar mais de 1 milhão de veículos por ano pelo planeta.
Todos os navios foram lançados em um período de menos de dois anos, comprovando o desempenho e a rapidez da marca também no segmento naval-logístico. Além disso, todos são equipados com rampas para entrada e saída dos veículos, dispensando a necessidade de guindastes no desembarque. O Brasil, inclusive, é um dos países que recebem os navios da BYD.
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Fonte: direitonews