O lançamento do BYD Song Pro pode chacoalhar o mercado de SUVs médios? O novo modelo chinês chega às lojas em duas versões, GL (R$ 189.800) e GS (R$ 199.800), apostando no preço competitivo e no conjunto híbrido plug-in.
Seu principal rival no Brasil será o Toyota Corolla Cross, que tem um conjunto híbrido mais simples, mas que não deixa a desejar nos sistemas ativos de segurança. Para facilitar a sua escolha, Autoesporte compara as principais características dos SUVs. Vale lembrar que já dirigimos os dois. Confira as primeiras impressões do Song Pro.
Song Pro e Corolla Cross são vendidos no Brasil em duas versões. O SUV chinês se destaca pelo preço, pois sua opção mais cara e equipada ainda é mais em conta que a configuração de entrada do rival japonês. Veja abaixo:
O Song Pro tem duas opções mecânicas, enquanto o Corolla Cross dispõe de apenas uma configuração híbrida. O motor a combustão do SUV chinês é 1.5 a gasolina, com o complemento de um propulsor elétrico instalado no câmbio e-CVT.
A versão mais em conta do Song tem bateria de 12,9 kWh. Já o modelo topo de linha oferece 18,3 kWh. Assim, a potência combinada é de 223 cv para a versão GL e 235 cv na configuração GS. O torque não foi divulgado.
Além da potência, o tamanho das baterias também determina a autonomia no modo elétrico. A BYD declara que o Song Pro pode rodar até 71 km sem gastar uma só gota de gasolina na versão GL. No modelo topo de linha, o alcance rodando apenas a eletricidade chega a 110 km.
Já o Corolla Cross tem motor 1.8 flex que funciona em ciclo Atkinson. Combinado aos dois propulsores elétricos, proporciona 122 cv e 16,6 kgfm, com câmbio CVT que simula dez marchas. Essa transmissão tem a primeira marcha planetária para melhorar seu fôlego ao sair da inércia.
Sua bateria, porém, tem mísero 1,3 kWh de capacidade. Diferentemente do Song Pro, o Corolla Cross não é recarregável em fonte externa. Seu sistema de regeneração aproveita frenagens e o calor gerado pelo motor flex para recuperar a carga e melhorar o consumo de combustível.
De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o Song Pro GL com bateria de 12,9 kWh faz 14,8 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada com gasolina. Já o modelo GS faz 15,2 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.
O Corolla Cross híbrido flex, por sua vez, sofreu alterações nos números de consumo na versão 2025. Segundo o Inmetro, faz 12,5 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol, bem como 17,7 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina.
Vale mencionar que o Song Pro deve receber uma versão híbrida com motor flex quando for produzido no Brasil, em Camaçari (BA), a partir de 2025.
O Song Pro tem 4,74 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,68 m de altura e 2,71 m de distância entre-eixos.
Em comparação, o Corolla Cross tem 4,46 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,62 m de altura e 2,64 m de distância entre-eixos. Já o porta-malas com abertura elétrica tem 520 litros de capacidade, superando os 440 litros do principal rival japonês.
Os SUVs são bem equipados, mas o grande “pecado” do BYD Song Pro é não oferecer um pacote de assistências com controle de cruzeiro adaptativo, sensores de ponto cego e monitoramento de presença em faixa. Confira:
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Fonte: direitonews