A BYD planeja anunciar o seu primeiro motor híbrido flex desenvolvido no Brasil ainda em 2024, para equipar o Song Plus. A informação foi confirmada por Stella Li, vice-presidente global e CEO da marca chinesa nas Américas, em evento realizado no México para lançamento global da picape Shark.
“Estamos avaliando [o lançamento do motor híbrido flex no Brasil]. Se tudo der certo, vamos anunciá-lo no final deste ano”, disse a CEO da BYD nas Américas. Atualmente, o Song Plus é o carro híbrido mais vendido do Brasil, tendo emplacado 1.699 unidades apenas em abril. O resultado foi suficiente para superar o Toyota Corolla Cross, que emplacou 1.289 versões híbridas no mesmo período.
Também é o único modelo híbrido no portfólio brasileiro da marca, que tem todo o restante de seu catálogo formato por produtos apenas elétricos. Tal realidade deve mudar em breve, com a chegada de quatro produtos híbridos plug-in entre 2024 e 25: Song Pro (SUV) e King (sedã), além da própria Shark, ainda em 2024, e do jipe aventureiro Leopard 5 no ano que vem.
Também não é certo se o primeiro híbrido flex da BYD será importado ou produzido no Brasil. A marca chinesa é proprietária da antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA), onde tem planos de iniciar a montagem dos carros no arranjo CKD no final deste ano. Dessa forma, todas as peças serão importadas da China para que os veículos sejam apenas finalizados e pintados no Brasil.
A executiva, entretanto, reconheceu as dificuldades de se trabalhar com o etanol. “O grande problema do etanol neste momento é que a autonomia com o conjunto elétrico não é tão eficiente. Por isso, estamos estudando a nova tecnologia”, afirmou.
Stella Li também ratificou o cronograma da BYD de iniciar a produção na fábrica de Camaçari (BA), adquirida da Ford e em processo de reforma, no fim deste ano. A executiva admitiu que as operações começarão em regime de CKD, no qual as peças chegam prontas de fora e são apenas montadas e pintadas aqui.
A previsão da BYD é que a produção com um nível maior de nacionalização comece em meados de maio de 2025. O complexo de Camaçari será capaz de fabricar mais de 150 mil veículos por ano quando estiver operando plenamente. Os quatro primeiros modelos nacionais da marca serão o próprio Song Plus e os elétricos Dolphin, Dolphin Mini e Yuan Plus.
Ainda de acordo com a CEO das Américas da marca, a planta baiana terá capacidade para produzir até 12 modelos simultaneamente. A própria Shark é candidata a virar nacional se o volume de vendas justificar a decisão, segundo Li.
Existe também um estudo sobre lançar alguma submarca da BYD no Brasil. A empresa chinesa também é proprietária das fabricantes Yangwang, Fangshenbao e Denza, ainda exclusivas do mercado asiático.
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Fonte: direitonews