BYD Seal vira carro de corrida e Brasil terá 1° campeonato de elétricos


O BYD Yuan Pro (SUV elétrico do Dolphin), a minivan de luxo Denza D9 e picape híbrida BYD Shark não são as únicas novidades da marca chinesa no Festival Interlagos. A fabricante segue seu ostensivo investimento no Brasil e, com um BYD Seal de corrida exposto no estande, confirma que a primeira competição nacional de carros elétricos terá início em 2025.

A BYD ainda faz estudos, mas o intuito é controlar toda a categoria, desde a criação do carro, logística e manutenção – igual a Porsche Cup ou a Copa HB20. Aos pilotos interessados bastaria “apenas” pagar pelo assento. O carro exposto em Interlagos foi preparado pela Full Time Sports, tradicional equipe de Stock Car, e traz algumas modificações, como para-choque com entrada de ar maior, difusor traseiro e um aerofólio gigantesco.

É possível ver também algumas mexidas para reduzir o peso, que atualmente é de 2.185 kg, como o teto em fibra de carbono e a substituição dos vidros por policarbonato. A “dieta” ainda deve trocar partes da carroceria por uma material mais leve, assim como interior que foi “depenado”, sobrando apenas algumas peças e as telas do painel de instrumentos e da central. O objetivo é deixar o sedã abaixo dos 2.000 kg.

Modificações mecânica ainda não foram feitas. O carro exposto ainda estava com rodas, pneus e freios originais. Alterações na potência do motor elétrico e na bateria também estão sendo estudadas. O Seal de rua é vendido nas concessionárias com 531 cv e quase 70 kgfm de torque. A bateria de 82,5 kWh gera uma autonomia de 372 km, segundo o Inmetro.

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Além das recentes Porsche Carrera Cup e Copa HB20, o Brasil já foi palco de algumas competições controladas por apenas uma marca nos últimos 25 anos. Quem lembra da Copa Clio? A categoria inaugura em 2002 pela Renault trazia um grid com 30 hatches da marca francesa com algum tipo de preparação para encarar as corridas. Todos tinham motor 1.6 16V que entrega 140 cv(!) e câmbio manual de cinco marchas. A copa percorria os grandes autódromos brasileiros, com Interlagos e também o extinto circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. O campeonato durou até 2009.

A outra foi Trofeo Linea, que depois passou a se chamar Copa Fiat, era uma das categorias de base do automobilismo nacional. Foi disputada entre 2010 e 2012 apenas com o sedã Linea equipado com o famoso motor 1.4 T-Jet e 260 cv de potência. Cacá Bueno, pentacampeão da Stock Car, faturou os três campeonatos da história da competição que era composta por seis etapas com rodada dupla.

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Fonte: direitonews

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