BYD Seal U, Bao 5 e Denza D9: flagra revela novidades da marca no Brasil


A BYD vai apresentar novos carros no Brasil. Entre eles, estão Denza D9 e Bao 5, ambos de submarcas da fabricante chinesa. Estes, junto ao novo Seal U, foram flagrados em um caminhão-cegonha em Cariacica (ES) com destino ao Festival Interlagos, que terá início no dia 9 de agosto em São Paulo (SP) e servirá de palco para a apresentação oficial. As imagens foram publicadas pelo jornalista Jorge Moraes.

O Bao 5 pertence à marca de carros aventureiros da BYD, a Fang Cheng Bao, que surgiu em 2023. Por outro lado, a minivan D9 faz parte da Denza, que nasceu em 2010 como uma joint-venture com a Mercedes-Benz para o desenvolvimento de carros elétricos mais sofisticados. Vale citar também a Yangwang, que ficou famosa por conta do U8, um SUV elétrico de grande porte que pode girar 360° em seu próprio eixo, mas não vem ao mercado brasileiro.

O Bao 5, ou Leopard, como também é conhecido, é um SUV híbrido plug-in com autonomia de até 1.200 km, que recentemente entrou para o Guinness Book. O modelo será o primeiro a utilizar a plataforma híbrida com foco no off-road. Serão duas opções de motorização a gasolina: 1.5 ou 2.0, ambos turbinados. O pacote de baterias também varia entre 135 kWh e 186 kWh. Entretanto, a fabricante não confirma quando será a estreia no Brasil.

Um detalhe interessante é a possibilidade de fornecer energia elétrica para uma casa – mais exatamente 6 kW. Algo semelhante ao que faz a Ford F-150 Lightning. Além disso, quando carregado em uma estação rápida, o Bao 5 pode recuperar 125 km de autonomia em 16 minutos.

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Por ora, a fabricante não confirma os dados para o mercado brasileiro, muito menos versões e equipamentos. Entretanto, números prévios de consumo revelam que o SUV poderá fazer até 12,8 km/l e render 680 cv de potênciamais que uma Ferrari Roma, por exemplo. A tração pode ser integral ou traseira. Já a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,8 segundos.

Em termos de medidas, são 4,89 metros de comprimento e 2,80 m de distância entre-eixos. Por dentro, chama atenção o painel de instrumentos digital, central multimídia giratória e uma terceira tela exclusiva para o passageiro dianteiro.

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Existe uma forte especulação para a chegada da Denza no mercado brasileiro. No entanto, pelo menos por enquanto, não há nenhum tipo de confirmação por parte da BYD. Seja como for, a D9 estará presente no Festival Interlagos. É uma minivan de sete lugares com 5,25 metros de comprimento e 3,11 m de entre-eixos. Os assentos estão na configuração 2+2+3. Na China, o modelo está disponível em versões híbrida, híbrida plug-in e elétrica, com tração integral ou apenas dianteira.

Inclusive, quando Autoesporte esteve em Shenzhen, em janeiro, ouviu de executivos que a van fez sucesso e chamou a atenção de políticos e outras autoridades brasileiras que visitaram a sede da marca. Portanto, este apelo para o transporte de luxo deve ser uma das estratégias para o Brasil.

Na configuração híbrida, a D9 une o motor 1.5 turbo de 138 cv de potência e 23,5 kgfm de torque – o mesmo que equipa a BYD Shark – a um ou dois motores elétricos. Há opção de até 300 cv combinados e 58,2 kgfm. A bateria de 20,4 kWh permite uma autonomia de 965 km, segundo o ciclo chinês (CLTC). Já na versão híbrida plug-in, os números apontam para até 407 cv. Nesse caso, a D9 consegue rodar até 1.040 km com apenas uma carga (também no ciclo CLTC).

Na configuração elétrica, a minivan da Denza promete uma potência total de 374 cv e até 600 km de autonomia no ciclo chinês. De acordo com a marca, a versão com dois motores consegue ir de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. Mas, por ora, também não se sabe qual será a configuração escolhida para o mercado nacional.

O modelo se destaca pelo acabamento refinado e recursos de assistência ao motorista como, por exemplo, piloto automático adaptativo (ACC) e frenagem de emergência. Há ainda uma central multimídia grande no painel, carregador de celular por indução, bancos da segunda fileira reguláveis e duas telas para os passageiros traseiros, que podem controlar as portas corrediças.

Por fim, o BYD Seal U já apareceu em alguns flagras no mercado brasileiro e está confirmado, com lançamento previsto para acontecer até 2025. Embora não tenha o nome confirmado, é certo que o modelo é uma variante do Song Plus e será um concorrente direto da versão mais cara e potente do GWM Haval H6. Autoesporte apurou que a BYD ainda não decidiu qual será a estratégia para o SUV, mas a opção de vendê-lo acima do Song Plus é a mais provável. Dessa forma, o preço deve ficar perto de R$ 280 mil.

No Brasil, o Seal U terá uma inédita versão com tração integral que adiciona um motor elétrico no eixo traseiro e substitui o 1.5 aspirado de 110 cv de potência por um turbo, de mesma capacidade volumétrica, mas com 139 cv e 23,6 kgfm de torque. São duas opções de bateria, sendo de 18,3 kWh e 26,3 kWh. Com elas, a autonomia declarada no ciclo chinês CLTC é de 110 km ou 150 km, respectivamente.

Em dimensões, tanto o Seal U híbrido mede 4,79 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,67 m de altura e 2,77 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem 552 litros. Entre os equipamentos, espera-se tela giratória de 15,6 polegadas, teto solar panorâmico e bancos com ajustes elétricos. Além disso, há pacote de assistência com frenagem automática de emergência e controlador de velocidade adaptativo.

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Fonte: direitonews

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