Depois de apresentar outros quatro carros elétricos no Brasil, a BYD agora tem o sedã com mais de 500 cv mais barato do mundo. Trata-se do BYD Seal, que tem exatos 531 cv de potência, preço de R$ 296.800 e ainda um visual que remete ao do Porsche Taycan.
Veja também
O Seal fez sua primeira aparição no Brasil durante o Festival de Interlagos, realizado em julho em São Paulo, mas só agora chega nas concessionárias da fabricante chinesa.
E o modelo é mais um integrante da família oceânica da BYD. O primeiro foi o hatch Dolphin, que significa golfinho em inglês. Já o Seal pode ser chamado de foca, assim como manda a tradução da língua inglesa.
Mas vamos ao que mais importa. O BYD Seal é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo do carro, que entregam 531 cv de potência e 68,3 kgfm de toque. A motorização faz o sedã esportivo de 2.150 kg acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos. Esse número, aliás, está até estampado na tampa do porta-malas.
De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o BYD Seal pode rodar até 372 km com apenas uma recarga. No exterior, onde o padrão de verificação da autonomia é diferente do brasileiro, o número divulgado no ciclo WLTP é de 531 km.
As baterias são de 82,5 kWh. Desta forma, a fabricante chinesa informa que em um carregador de 150 kW, elas podem ter entre 30% e 80% da capacidade recarregadas em apenas 30 minutos.
E não tem como falar do design do Seal sem citar o Taycan. Isso acontece em função da dianteira e do formato dos faróis de LED, que lembram muito as do modelo da Porsche. Na lateral, as maçanetas ficam embutidas às portas quando o veículo está em movimento para melhorar o consumo. Já as rodas são de 19 polegadas.
Na parte traseira, o que mais chama atenção são as lanternas interligadas e com desenhos internos que lembram pequenos peixes. Os para-choques parecem simular saídas de escapamento.
A BYD ainda disponibiliza uma variedade de cores para o Seal. São seis tonalidades diferentes: azul Glacial, cinza Atlantis, branco Bright, preto Cosmos, verde Courtyard e cinza acetinado.
Em relação as dimensões, são 4,80 metros de comprimento, 2,92 m de entre-eixos, 1,91 m de largura e 1,59 m de altura. São medidas mais generosas que as de um Toyota Corolla, outro sedã médio, por exemplo.
No interior, o acabamento é de luxo e traz até referências às ondas do mar. Só que o destaque fica para a famosa e gigante tela giratória da BYD. São 15,6″ da central multimídia, que tem conexão com Apple CarPlay, mas só via cabo. Já o painel de instrumentos tem tela digital de 10,2″.
Além disso, são dois carregadores de celular por indução e duas entradas USB, sendo outra do tipo C. Há ainda sistema de áudio Dynaudio com 12 alto-falantes e teto solar panorâmico. É importante ressaltar que o banco do motorista é o único com ajustes elétricos e em oito posições. Já o volante permite regulagens em quatro posições.
Entre os recursos de segurança do sedã estão oito airbags, aviso de colisão dianteira e traseira, frenagem de emergência, alerta de tráfego cruzado, freio de tráfego cruzado, assistência de manutenção em faixa, assistência de mudança de faixa, controle de cruzeiro adaptativo e câmera 360 graus.
Antes de revelar o preço, a BYD havia informado que o Seal ficaria posicionado entre o SUV Yuan Plus e o sedã Han. Só que isso significava valores entre R$ 280 mil e R$ 540 mil. Por isso, a nossa aposta era em algo na faixa dos R$ 350 mil. No entanto, o sedã esportivo é vendido por um valor mais baixo do que isso: R$ 296.800.
A título de comparação, os outros sedãs elétricos à venda no Brasil, como o JAC E-J7 e o BMW i4, por exemplo, custam R$ 252.900 e mais de R$ 420 mil, respectivamente.
A garantia do BYD Seal vai até os oito primeiros anos de uso ou até aos 200 mil quilômetros rodados, o que vier primeiro. Os motores elétricos e as baterias têm o mesmo tempo de proteção. Além disso, assim como em todos os elétricos da marca, a revisão do sedã só acontece a cada 20 mil quilômetros e não a cada 10 mil como nos veículos a combustão.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews