BYD registra no Brasil sedã híbrido que roda 2.100 km com um tanque


A BYD segue firme na estratégia de registrar novidades no Brasil e criar expectativa em torno de possíveis lançamentos. A bola da vez é o sedã médio Qin L, que foi apresentado na China em 2024 e acaba de ter seu desenho patenteado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O modelo usa a quinta geração do conhecido sistema híbrido plug-in DM-i da marca e chama atenção pela autonomia proporcionada — mais de 2.100 km pelo ciclo NEDC.

Em testes reais, há registros de alcances ainda maiores, de 2.300 km e até 2.500 km. Para conseguir tal feito, o três volume combina um motor 1.5 a gasolina com um propulsor elétrico, gerando potência combinada de 163 cv e torque de 21,4 kgfm. A eficiência térmica é de 46,06% e tem reflexos diretos no consumo. Dados oficiais indicam média de 34,5 km/l, enquanto medições independentes revelam até 55,5 km/l.

O conjunto tem ainda tanque de combustível de 65 litros e bateria LFP (fosfato de ferro de lítio) de 10 kWh. Além do Qin L, o DM-i de quinta geração é usado dentro da BYD pelo Seal 06 e, logo mais, será adotado por mais modelos.

O Qin L tem desenho baseado na filosofia Dragon Face da marca e faz parte de linha de modelos Dynasty (a mesma de carros conhecidos como Han, Tan, Song e Yuan). A dianteira exibe faixas de LED logo acima dos faróis (os chamados “bigodes de dragão”) e para-choque com detalhes cromados pontilhados. Nas laterais, destaque para o design fastback e maçanetas tradicionais nas portas. Na traseira, as lanternas ocupam toda a largura do carro e o logotipo BYD é iluminado.

Ao todo, o sedã mede 4,83 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 1,49 m de altura, com uma distância entre eixos de 2,79 m. A suspensão é do tipo MacPherson na dianteira e independente E-type four-link na traseira.

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Por dentro, o Qin L DM-i tem painel inspirado em “pinturas de paisagens chinesas”. A lista de equipamentos inclui painel de instrumentos com tela de 8,8 polegadas, sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque giratória de 15,6 polegadas, sistema de controle de voz inteligente, chave NFC para celular e outros. No quesito segurança, destaque para o sistema de assistência à direção DiPilot L2.

O registro do sedã, por si só, não é garantia de lançamento imediato no Brasil, mas desde já revela o interesse da BYD em resguardar os direitos sobre o modelo no mercado nacional. Por aqui, o três volumes poderia ficar posicionado acima do King e atuar como opção mais barata ao Seal.

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Fonte: direitonews

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