A BYD apresentou, nesta terça-feira (29), a linha 2026 de alguns de seus modelos para o Brasil. O sedã médio King, por exemplo, perdeu potência, mas ganhou equipamentos e uma importante arma contra o seu maior rival, o Toyota Corolla. Já o SUV Song Pro tem novo pacote Adas e o Yuan Plus recebeu nova cor. Veja os preços:
Todos já estão disponíveis nas concessionárias. Nota-se, inclusive, que alguns estão mais baratos. Esse é o caso do Song Pro GS, que antes era vendido por R$ 204.800 e agora custa R$ 199.990 (- R$ 4.810). Já o King GS custava R$ 191.900, mas teve o preço cortado para R$ 175.990. Ou seja, quase R$ 16 mil abaixo do valor inicial de tabela.
A BYD, importante lembrar, pede redução do imposto de importação para automóveis híbridos e elétricos. A decisão sobre o tema será tomada em reunião do Gecex, Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) nesta quarta-feira (30). A Anfavea, que representa tradicionais montadoras instaladas no país, tem posicionamento contrário ao pleito da BYD.
Mas voltemos ao que interessa, a começar pelo BYD King. O motor 1.5 aspirado do sedã perdeu potência na linha 2026 por conta da lei de emissão do Proconve L8, passando de 110 cv para 98 cv. Houve ainda uma ligeira queda em termos de torque: 13,5 kgfm para 12,5 kgfm. Segundo a fabricante, o motor elétrico não passou por quaisquer alterações e a potência combinada é a mesma: 209 cv para a configuração de entrada e 235 cv para a topo de linha.
Se perdeu por um lado, o King ganha um trunfo em seu duelo com o Toyota Corolla. O sedã da marca chinesa vem agora equipado com assistências à condução como alerta de colisão frontal, controle de cruzeiro adaptativo, detector de ponto cego, frenagem automática de emergência e sistemas de monitoramento de permanência em faixa. Isso apenas na opção GS.
As baterias das versões GL e GS são as mesmas, de 8,3 kWh e 18,3 kWh. As autonomias em modo puramente elétrico são, respectivamente, de 32 km e 62 km. No caso da última, houve perda em termos de alcance, já que o King GS rodava 80 km em modo EV na linha 2025.
A novidade da linha 2026 do Song Pro é o novo pacote Adas de nível 2. O SUV compacto híbrido passa a oferecer controle de cruzeiro adaptativo (ACC), controle de velocidade, sistema de reconhecimento de placas, sensor de ponto cego, alerta de colisão frontal, assistente de tráfego cruzado e assistente de permanência em faixa.
Não há qualquer alteração mecânica. O modelo ainda oferece motor 1.5 aspirado aliado a um elétrico que desenvolve 197 cv e 30,5 kgfm, e pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. Sua bateria de íons de lítio tem 18,3 kWh de capacidade na versão de topo, proporcionando autonomia de até 62 km em modo elétrico, segundo o Inmetro (antes eram 68 km).
Na configuração de entrada, com pack de 12,9 kWh, o alcance teve queda de 49 km para 39 km. O 0 a 100 km/h se manteve em 8,3 segundos. Sobre recarga, o SUV híbrido suporta até 6,6 kW de potência.
Por dentro, o SUV tem central multimídia de 15 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel de instrumentos digital de 10 polegadas, carregador de celular por indução, volante multifuncional e iluminação de LED multicor.
Já o BYD Yuan Plus estreia nova cor preta até então inexistente no catálogo. É a única atualização do SUV elétrico, que tem motor elétrico dianteiro de 204 cv e 31,6 kgfm, alimentado pela bateria Blade, à prova de fogo, de 60,5 kWh.
Segundo o Inmetro, sua autonomia é de 294 km. Sobre desempenho, o Yuan Plus vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e pode atingir 160 km/h de velocidade máxima.
O pacote Adas também é completo, oferecendo controle de cruzeiro adaptativo (ACC), controle de velocidade, sistema de reconhecimento de placas, sensor de ponto cego, alerta de colisão frontal, assistente de tráfego cruzado e assistente de permanência em faixa. Os mesmos itens estão presentes no Song Pro.
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Fonte: direitonews