BYD elétrico bate 496 km/h e supera Bugatti como carro mais rápido do mundo


O carro de produção mais rápido do mundo agora é chinês. A BYD levou o esportivo elétrico Yangwang U9 Xtreme ao famoso autódromo oval de Papenburg (Alemanha), onde atingiu a impressionante marca de 496,2 km/h. O supercarro chinês desbancou o Bugatti Chiron Super Sport, que ocupava o posto de veículo de produção mais rápido do mundo após atingir 490,4 km/h em 2019.

Ao volante do Yangwang U9 Xtreme estava o experiente piloto alemão Marc Basseng, como mostra o vídeo abaixo.

Ele acelerou em um autódromo oval com 12 km de extensão, onde as curvas são de até 49,7° — o que permite que o veículo atinja um resultado próximo de suas capacidades máximas. Já o Bugatti foi testado na pista “secreta” da Volkswagen em Ehra-Lessien, também na Alemanha, onde uma única reta se estende por 9 km.

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Inclusive, Basseng afirmou que o carro elétrico poderia atingir e até superar a barreira dos 500 km/h. Ele optou por tirar o pé do acelerador enquanto o velocímetro marcava 496,2 km/h por achar que se tratava de uma manobra arriscada.

O novo Yangwang U9 Xtreme — abreviado como U9X — tem uma fórmula impetuosa para superar o Bugatti. Seus quatro motores elétricos entregam nada menos que 2.978 cv, mais que o dobro do modelo “civilizado”. Completam o conjunto a plataforma de 1.200 volts (no U9 normal são 800 volts) e as baterias Blade de alta densidade.

Os motores elétricos podem girar a 30.000 rpm, sendo os mais rápidos já registrados em um carro da categoria até o momento. Todavia, se engana quem pensa que o U9X é um esportivo para andar em linha reta, pois ele completou uma volta no circuito de Nürburgring em 6:59.157.

Isso porque o esportivo ainda oferece um moderno sistema de vetorização de torque que atua sobre os quatro motores. De tal forma, além de permitir a entrega instantânea da força, ainda reduz a chance dos pneus derraparem ou escorregarem em acelerações abruptas.

Indo além, a moderna suspensão que também faz o esportivo “pular” pode aplicar pressão bidirecional para equilibrá-lo. Este sistema atua em curvas rápidas com ângulos agudos e durante as frenagens. Melhorando a estabilidade, os pneus são do tipo semi-slick, calçados em rodas de 20 polegadas.

Há extenso uso de fibra de carbono na composição do esportivo chinês e diversos recursos aerodinâmicos para diminuir o arrasto. Apesar do porte de supercarro, o U9X pesa 2.480 kg por conta do conjunto de baterias de íons de lítio.

Somente 30 unidades do U9X serão produzidas para atender todo o planeta. A exclusividade ainda não teve seu preço divulgado, mas custará mais que os 230 mil euros (R$ 1,43 milhão) das versões civilizadas.

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Fonte: direitonews

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