A BYD é a marca de carros com os clientes mais satisfeitos no Brasil. É o que aponta o levantamento da Decoupling, empresa especializada na análise de comportamento do consumidor, realizado no primeiro trimestre de 2025. O estudo analisou mais de 10 mil dados baseados em avaliações online.
O levantamento tomou como base metodologia criada em Harvard, em que os parâmetros de avaliação são destrinchados em 17 elos. Em seguida, a Decoupling utilizou inteligência artificial para agregar todos os dados de 12 fabricantes: BYD, Chevrolet, Citroën, Fiat, Ford, Honda, Hyundai, Jeep, Nissan, Renault, Toyota e Volkswagen. O número de marcas foi definido com base nas que têm o maior volume de avaliações. Confira o resultado abaixo:
A BYD foi a campeã nas médias de pontuação, figurando nas três melhores posições em 10 dos 17 tópicos avaliados pela Decoupling. A marca chinesa superou Honda e Hyundai, que foram as empresas com as melhores avaliações no último estudo feito em 2024. O ranking atual agora traz a Jeep na segunda colocação, também desbancando as duas marcas asiáticas.
Abaixo, apresentamos as três empresas de maior destaque em cada tópico avaliado pela Decoupling. Também indicamos a marca com a pior média segundo o levantamento.
Segundo os consumidores, os melhores pontos sobre a BYD são a facilidade de acesso ao site, visitas à loja e experiência de test drive. A marca chinesa também se destacou no acesso à página da concessionária, na comparação de modelos no showroom e na etapa de entrega dos veículos.
Em contrapartida, a Volkswagen foi um dos destaques negativos, com a nota mais baixa em seis dos 17 elos avaliados pela Decoupling. A marca alemã ficou devendo principalmente no atendimento das concessionárias, escolhas de opcionais e negociação do valor.
Todavia, apesar da marca alemã estar mais presente entre as piores avaliações dos tópicos, a Ford ficou com a nota mais baixa na pontuação geral do ranking, devendo em test drive, possibilidades de financiamento e escolha dos acessórios.
A Decoupling também divulgou a pontuação geral sobre como os motoristas brasileiros percebem cada elo da cadeia de valor. A experiência mais bem avaliada é o test drive, seguido pelo acesso ao site da marca e pela recepção na concessionária. Já o tempo de espera para a entrega do carro recebeu a pior nota.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews