O BYD Dolphin vendeu nada menos do que 1.036 carros em setembro e virou o carro elétrico mais emplacado em um mês na história do Brasil. E é muito provável que, com a chegada do GWM Ora 03, o país tenha pela primeira vez uma rivalidade grande no segmento com essa dupla. Por isso, Autoesporte vai mostrar tudo o que você precisa saber sobre eles: preço, motor, autonomia, tamanho e equipamentos.
Os carros elétricos de entrada, Renault Kwid E-Tech, Caoa Chery iCar e Jac E-JS1, eram vendidos por preços na faixa dos R$ 150 mil. No entanto, com a chegada de BYD Dolphin e GWM Ora 03 com valores semelhantes, as fabricantes até baixaram o valor de seus modelos. Ainda assim, as vendas não dispararam.
Confira abaixo versões e preços dos elétricos chineses. No caso do modelo da BYD, há duas opções com o mesmo valor, porém, a diferença entre elas está apenas na pintura preta metálica da versão Diamond.
As duas configurações do Ora 03 são equipadas com um motor dianteiro de 171 cv e 25,5 kgfm de torque. A velocidade máxima é limitada em 160 km/h, enquanto o zero a 100 km/h é feito em 8,2 segundos.
O Dolphin também é vendido apenas com motor dianteiro, só que entrega 95 cv, 18,3 kgfm e a velocidade máxima é de 150 km/h. Já a marca de zero a 100 km/h é feita em 10,9 segundos. A versão Plus é mais potente: são 204 cv e 31,6 kgfm, que garantem 0 a 100 km/h em 7 segundos e velocidade máxima igual ao da versão mais mansa.
As duas versões do Ora 03, Skin e GT têm diferenças nas baterias: com capacidades de 48 kWh e 63 kWh, respectivamente. Porém, somente a mais cara teve a autonomia revelada pelo Inmetro, até 319 km. No ciclo europeu WLTP, o número considerado é de 400 km. A Skin ainda está em fase final de homologação, entretanto, deve ficar entre 200 e 230 km. No padrão europeu, essa autonomia é de 300 km.
Em comparação, o Dolphin tem baterias de 44,9 kWh que garantem autonomia de 291 km pelo Inmetro e 400 km pelo WLTP. Já a versão Plus traz baterias de 60,5 kWh e ainda não teve o alcance revelado pelo Inmetro, mas na Europeu o número é de 427 km.
As dimensões externas do Ora 03 são um pouco maiores do que as do BYD, porém, o Dolphin leva vantagem no entre-eixos. São 4,23 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,60 m de altura, 2,65 m de entre-eixos e 228 litros de capacidade do porta-malas.
Já o Dolphin tem 4,12 m de comprimento (- 11 cm), 1,77 m de largura (- 5 cm), 1,57 m de altura (- 3 cm), 2,70 m (+ 5 cm) e 345 litros no porta-malas (+ 117 l).
Entre os principais equipamentos de série do GWM Ora 03 estão: sete airbags, carregador de celular por indução, câmera com visão 360º, duas telas de 10,25 polegadas que unem o painel de instrumentos e a central multimídia (que tem conexão com Apple CarPlay, sem cabo, e Android Auto, via cabo), frenagem de emergência com reconhecimento de pedestres, ciclistas e carros, piloto automático e alerta de ponto cego.
A GT ainda traz detalhes externos exclusivos, como para-choque que imita fibra de carbono, detalhes vermelhos na carroceria, mais modos de visualização da câmera 360º, massagens e ventilação nos bancos e memória do banco do motorista.
Já entre os principais equipamentos de série do BYD Dolphin estão: seis airbags, câmeras com visão 360°, central multimídia com tela de 12,8″ giratória compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, controle de cruzeiro, freio eletrônico com auto hold, monitoramento da pressão dos pneus, aviso de cinto de segurança para todos os bancos, controle de estabilidade e tração e assistente de subida em rampas.
A versão Plus acrescenta teto solar panorâmico, bancos dianteiros com ajustes elétricos, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, detector de pontos cegos e leitura de placas de trânsito.
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Fonte: direitonews