Os carros elétricos realmente estão conquistando seu espaço no mercado nacional. Isso porque, além de ser o veículo mais vendido do Brasil em seu segmento, o BYD Dolphin Mini registrou um índice de desvalorização de apenas 7,8% entre 2024 e 2025, número que equivale a menos da metade do percentual que os 17% de perda de valor do Volkswagen Polo, carro de passeio mais vendido do país em 2024. Os dados são da Mobiauto, plataforma de tecnologia do setor automotivo.
Aqueles que compraram o subcompacto elétrico novo em agosto do ano passado por R$ 115.800, têm hoje na garagem um veículo que vale R$ 106.715. No caso do Polo Track, versão mais barata do hatch, as unidades zero km vendidas à R$ 89.990 no mesmo período de 2024, hoje são comercializadas por aproximadamente R$ 74.301.
Já entre o número de licenciamentos, quem leva a coroa é o hatch alemão, que registrou a venda de 140.177 exemplares nos 12 meses de 2024, de acordo com a Fenabrave, associação que representa as concessionárias. No ranking geral do acumulado do ano, o modelo ficou atrás apenas da Fiat Strada, que emplacou pouco mais de 144,6 mil unidades.
Falando do Dolphin Mini, este ocupou a 35° posição entre os 50 veículos mais vendidos do período, considerando carros de passeio e comerciais leves. Foram 21.968 licenciamentos contabilizados. Vale lembrar que ele foi lançado em fevereiro do ano passado.
O líder entre os elétricos é seguido pelo irmão maior, Dolphin — primeiro carro elétrico a vencer o Carro do Ano de Autoesporte —, que teve pouco mais de 15 mil emplacamentos em 2024. O pódio do segmento é completado pelo GWM Ora 03, que vendeu menos da metade que o segundo colocado no ano passado, 6.326 unidades, e não aparece no ranking geral dos veículos mais vendidos, mas ocupa a 46° posição entre os carros de passeio que mais emplacaram no intervalo mencionado.
Para a linha 2026, o BYD Dolphin Mini passa a ser oferecido em versão única de cinco lugares, pelo preço de R$ 119.990, ou seja, R$ 3 mil mais barato que a tabela anterior. A única novidade para o hatch fica por conta da disponibilização de uma nova cor, Azul Glacial, totalizando quatro tons. Assim, segue oferecendo um motor elétrico dianteiro que entrega 75 cv de potência e 13,8 kgfm de torque, além de pacote de baterias 38 kWh. Assim, a autonomia é de 280 km, segundo o Inmetro.
Com 3,80 metros de comprimento, 1,58 m de altura, 1,70 m de largura, 2,50 m de distância entre os eixos e porta-malas com capacidade de 230 litros, o Dolphin Mini se tornou o primeiro carro elétrico montado em série no Brasil, na fábrica da BYD em Camaçari (BA). Além disso, o modelo está no processo para se tornar nacional.
Por fim, o Volkswagen Polo está com o catálogo mais enxuto para a linha 2026, já que teve que abrir espaço para a chegada do Tera, novo SUV de entrada da marca alemã no Brasil. De sete versões, passou a oferecer apenas três, Track, Sense e Highline, com preços que variam entre R$ e R$.
Nesse cenário, são oferecidos dois tipos de motorização. A versão de entrada equipa um propulsor 1.0 12V de três cilindros naturalmente aspirado, que desenvolve até 84 cv e 10,3 kgfm, aliado ao câmbio manual de cinco marchas. Para as opções mais caras, o motor é o 1.0 de três cilindros e 12 válvulas, porém com turbo e injeção direta de combustível. Assim, entrega até 116 cv e 16,8 kgfm. O câmbio é sempre automático de seis marchas.
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Fonte: direitonews