O BYD Dolphin sacudiu os alicerces do marasmo (e salgado) mercado que era o de veículos elétricos (VEs). Com a chegada do então modelo mais acessível da marca chinesa, em meados de 2023, em um passe de mágica os preços de outros carros movidos exclusivamente a bateria caiu drasticamente.
Isso porque o BYD Dolphin estreou por R$ 150 mil, cifras nas quais giravam outros VEs básicos da época. Acontece que o modelo usa uma arquitetura genuinamente voltada para veículos elétricos, tem espaço de médio e uma lista de equipamentos, especialmente de segurança e conectividade, mais generosa.
Na época, os carros que atuavam naquela faixa de preço eram subcompactos com menos espaço, menos equipados e que nada mais eram versões adaptadas de arquiteturas desenvolvidas originalmente para motores de combustão. Tanto é que no passe de mágica que citei, quase que imediatamente Renault Kwid E-Tech, JAC EJS-1 e Caoa Chery iCar baixaram seus preços.
Mesmo assim, desde então, o BYD Dolphin é um sucesso de vendas. Em 2024, teve mais de 15 mil unidades licenciadas e foi o segundo veículo elétrico mais emplacado do país – atrás apenas do Dolphin Mini, com quase 22 mil unidades. Com isso, a marca chinesa teve 72% de participação no mercado de VEs e mais de 43 mil emplacamentos em 2024.
O BYD Dolphin na versão GS usa motor elétrico com o equivalente a 95 cv de potência e 18,3 kgfm de torque máximo, alimentado pelas tão faladas baterias Blade, aqui com 44,9 kWh de capacidade. Segundo a BYD, o 0 a 100 km/h é cumprido em 10,9 segundos.
No caso do BYD Dolphin Plus, a potência sobe bastante. São 204 cv e 31,6 kgfm. Isso porque as baterias têm capacidade de 60,4 kWh. Desta forma, o modelo é capaz de fazer o 0 a 100 km/h em sete segundos. O elétrico também dispõe de modos de condução: Eco, Sport e Neve.
As diferenças também são sentidas na autonomia e eficiência da linha BYD Dolphin. Pelo ciclo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), a opção GS do hatch elétrico tem alcance de 291 km, com referência de “consumo” urbano de 51,9 km/le (quilômetros por litro equivalente) pelos padrões do Inmetro.
No caso do BYD Dolphin Plus, a autonomia chega a 330 km com uma carga máxima das baterias. O “consumo” na cidade é de 42,1 km/le. As baterias, em ambas as configurações, podem ter até 80% de sua capacidade carregadas em 30 minutos em estações de recarga rápida do tipo DC.
Tamanho é um dos grandes diferenciais a favor do BYD Dolphin em sua faixa de preço. O hatch elétrico tem porte de modelo compacto, mas espaço interno de médio. São 4,12 metros de comprimento (pouco maior que um Volkswagen Polo, por exemplo) e 2,70 metros de distância entre os eixos (um Jeep Compass tem 2,63 m).
O Dolphin Plus é um pouco maior, com 4,29 metros de um para-choque a outro (quase o mesmo que um Fiat Cronos). A largura é igual nas duas versões, com 1,77 metro, enquanto a altura é de 1,57 m. O porta-malas oferece volume para até 345 litros de bagagens e a carga útil é de 410 kg.
Como já citado, o custo benefício é outra virtude do BYD Dolphin do seu lançamento até hoje. O hatch elétrico chinês tem recheio bastante competitivo para a faixa de preço em que atua
Desde a versão básica o BYD Dolphin tem equipamentos importantes na segurança, como seis airbags e câmera panorâmica, mas deve itens do ADAS. Detalhe para o multimídia que vem com sistema de karaokê.
Principais equipamentos: seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade, tração e subidas, monitoramento da pressão dos pneus, câmera 360 graus, sensor de ré, freios a disco nas quatro rodas com sistema de limpeza automático, faróis full LED, Isofix, ar-condicionado automático, central multimídia com tela giratória de 12,8”, conexão com smartphones, karaokê e três tomadas USB (2 tipo A e 1 tipo C), chave presencial, retrovisores externos com desembaçador e aquecimento, direção elétrica, freio de estacionamento eletrônico, trio elétrico, volante multifuncional com ajuste de altura, carregador portátil DC CCS2 de 60 kW, sensor crepuscular. rodas de liga leve com aros de 16” e iluminação de boas vindas nas capas dos espelhos.
A opção topo de linha do BYD Dolphin tenta justificar os quase R$ 25 mil com um pacote bacana de itens de auxílio a condução, multimídia mais robusto e mimos de conforto.
Principais equipamentos: itens do BYD Dolphin GS + controle de cruzeiro adaptativo, alertas de colisão frontal e traseira, assistente de manutenção em faixa, alerta de saída e mudança de faixa, frenagem autônoma de emergência, sensor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro, reconhecimento de placas e sinais de trânsito, detector de fadiga, sensor de farol alto, airbag central, sensores de estacionamento dianteiros, carregamento de celular por indução, bancos de couro, bancos dianteiros com regulagens elétricas e aquecimento, multimídia com comando de voz, GPS nativo, wi-fi a bordo, atualização on-the-air, seis alto-falantes e uma entrada USB tipo C a mais, rebatimento elétrico dos retrovisores, ajuste de profundidade do volante, carregador portátil DC CCS 2 de 80 kW e rodas com aros de 17”.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews