Em meio a muitas polêmicas e percalços, a BYD anunciou a data de início de sua produção no Brasil, na fábrica de Camaçari (BA). Será em 26 de junho de 2025, conforme anunciado pelo vice-presidente sênior da operação no país, Alexandre Baldy, durante o evento de lançamento do novo Song Plus.
O executivo não deu mais detalhes sobre qual será o primeiro modelo montado no local, mas já se sabe que os dois produtos escolhidos para a primeira fase da produção nacional da BYD são o elétrico Dolphin Mini, que será o primeiro modelo elétrico montado em série no país, e o Song Pro, híbrido plug-in que deve ter o motor convertido para flex no processo.
Inicialmente, o cronograma previa o início das atividades em março deste ano. Contudo, após uma denúncia de trabalho análogo à escravidão feita pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), o planejamento atrasou e a BYD corre contra o tempo para iniciar a montagem local antes do aumento do Imposto de Importação para veículos elétricos e híbridos, que terá sua alíquota aumentada para 28% no caso dos PHEV e 25% no dos elétricos.
Embora a produção da BYD em Camaçari comece em regimes SKD e CKD — kits e peças vêm prontos da China e são apenas montados e finalizados aqui —, a meta é aprimirar o nível de nacionalização até o fim de 2026. A planta terá capacidade de fabricar até 150 mil unidades ao ano, de até 12 modelos diferentes.
Além de Dolphin Mini e Song Pro, a BYD deve produzir no Brasil o hatch médio Dolphin e o SUV compacto Yuan Pro, que terão a criação de inéditas configurações híbridas flex plug-in para serem produzidas aqui junto das já existentes variantes elétricas. Posteriormente, haverá uma família de picapes formada por uma intermediária rival da Fiat Toro e uma compacta para competir com Fiat Strada.
Em dezembro de 2024, Autoesporte publicou com exclusividade as fases de implantação da fábrica da BYD no antigo complexo da Ford na Bahia. Confira:
Em outro evento, Stella Li, presidente da BYD nas Américas e Europa, afirmou que o complexo de Camaçari será “altamente verticalizado”. Será, ainda, a maior fábrica da BYD fora da China, com 4,6 milhões de m² distribuídos em 28 instalações. O terreno foi comprada do Governo da Bahia por cerca de R$ 290 milhões. Com a fábrica de Camaçari, a BYD promete criar até 20 mil postos de trabalho até o fim de 2026.
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Fonte: direitonews