Button vê dificuldade para F1 reduzir peso com motores híbridos


O peso dos carros da Fórmula 1 vem aumentando nas últimas temporadas, e o ex-piloto e campeão de 2009, Jenson Button, acredita ser improvável uma volta a monopostos leves no curto prazo.

Apesar de reconhecer a importância do avanço tecnológico, Button sente falta da agilidade dos carros anteriores à era híbrida. Com o aumento de peso, os pilotos precisam de mais potência e downforce para manter a performance, o que gera maior estresse nos pneus.

“É muito difícil reduzir peso com as unidades de potência híbridas atuais”, afirmou Button. “Elas são pesadas e exigem carros maiores para acomodá-las. Na minha época (anos 2000), tínhamos carros de 600kg, o que é mais de 200kg a menos que os atuais. As equipes costumam dizer que 10kg equivalem a três décimos de segundo por volta. É muita diferença.”

O ex-piloto britânico comentou sobre a experiência de pilotar a Williams FW22 de 2000 em Silverstone durante o final de semana do GP da Inglaterra. “É ótimo ver a F1 investindo em tecnologia, mas aqueles carros antigos trazem ótimas memórias”, finalizou Button.

A categoria tem plano para reduzir 30kg dos carros em 2026, mas Button acredita que alcançar o peso da era pré-híbrida será um grande desafio.

Fonte: f1mania

Anteriores Avisos ignorados: a geopolítica antecipou as crises do mundo atual?
Próxima Matar não é pecado? No Congresso, armas de fogo escapam do Imposto Seletivo