Bukele toma posse como presidente para novo mandato em El Salvador


“Sim, juro”, respondeu o Bukele quando questionado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ernesto Castro, sobre o seu compromisso de ser fiel ao mandato conferido pelo povo e de respeitar, e fazer respeitar, a Constituição da República.
No mesmo ato, foi empossado Félix Ulloa como vice-presidente, que também acompanhou o governante em seu primeiro governo, iniciado em 1º de junho de 2019.
A cerimônia decorreu em sessão solene do Congresso no jardim interior do Palácio Nacional, remodelado e decorado para a cerimônia, na presença de delegações internacionais e outros convidados. O ato da posse contou com a presença de:

Rei Felipe VI da Espanha,

o presidente da Argentina, Javier Milei,

o presidente da Costa Rica, Rodrigo Chaves,

o secretário de Segurança Interna dos EUA, Alejandro Mayorkas.

Os Estados Unidos, que em 2021 condenaram a decisão do Supremo Tribunal salvadorenho de permitir a reeleição presidencial imediata, enviaram à cerimônia uma delegação inteira liderada por Mayorkas, que fez uma reunião particular com o presidente salvadorenho. O Secretário de Segurança Interna dos EUA reafirmou “o compromisso comum dos Estados Unidos e de El Salvador em abordar questões-chave de interesse mútuo”.
Javier Milei, presidente da Argentina, deixa o Museu do Holocausto após participar de evento que marca o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto em Buenos Aires, Argentina, 26 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 30.04.2024

Bukele dirigiu-se então à população a partir de uma das varandas do segundo andar do Palácio, em frente à Praça Cívica, que leva o nome do herói da independência, Gerardo Barrios. Em sua primeira mensagem à nação, com frequentes invocações a Deus, Bukele destacou que El Salvador realizou o milagre de derrotar o câncer dos grupos criminosos e de transformar o país mais violento do mundo no mais seguro do Hemisfério Ocidental.
Nesse sentido, insistiu que nos próximos cinco anos estas outras doenças serão curadas e pediu à população que confie e apoie as novas medidas tomadas para esse fim, mesmo que pareçam “remédios amargos”.
“El Salvador mudou para sempre, nosso governo já deu frutos, como a árvore que deu bons frutos em abundância, o caminho em breve será irreversível, e primeiro Deus, já superamos o mais difícil, o mais urgente, mas faltam doenças, ninguém nega”, afirmou.
Bukele pediu à multidão, que constantemente o aplaudia cantando seu nome, que levantasse a mão e fizesse um novo juramento, como fez em sua primeira posse, em junho de 2019.
O atual presidente foi empossado para um segundo mandato de cinco anos após vencer as eleições presidenciais de 4 de fevereiro com 84,65% dos votos válidos, segundo dados oficiais do Tribunal Supremo Eleitoral de El Salvador.
O amplo apoio a Bukele e à sua gestão também se refletiu na votação para o Congresso, onde o partido governista Nuevas Ideas obteve 54 dos 60 deputados, uma maioria qualificada que permitirá ao presidente salvadorenho empreender um maior número de reformas e promover medidas legislativas que se adequam ao seu plano de governo.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores CNM alerta gestores sobre alteração da LDB relativa ao transporte escolar
Próxima Diogo Defante pede perdão a Neymar : ‘Mó climão, mané!’