O exclusivíssimo Bugatti Brouillard acaba de fazer sua estreia global em um projeto ousado. É parte da nova divisão Solitaire, voltada aos clientes mais estimados da marca francesa, onde — como a denominação sugere — apenas uma unidade por veículo será produzida. O nome do esportivo faz homenagem ao cavalo favorito de Ettore Bugatti, o fundador da empresa.
E o esportivo que faz tributo ao animal de estimação tem, de fato, muitos outros cavalos: 1.599 cv, para ser exato. O Brouillard vem com motor 8.0 W16 com quatro turbos para desenvolver tamanha potência. Para refrigerá-lo, a marca instalou grandes entradas de ar no teto de vidro. Este será um dos últimos hipercarros da marca com essa mecânica.
Sobre a parte estrutural, o Brouillard é feito majoritariamente da combinação de alumínio e fibra de carbono. O objetivo era reduzir o peso da máquina com o uso de materiais maleáveis. Como o formato da carroceria não deixa mentir, é derivado do Mistral. Isso explica o teto de vidro, já que é baseado num roadster.
Os faróis de LED aparentam ser os mesmos do roadster. Toda a parte inferior é feita de fibra de carbono exposta, partindo da área frontal e indo até o difusor. Um par de grandes saídas de escape surge na traseira, mas o que rouba a cena são as lanternas em formato horizontal, que trazem uma aura futurista e quase holográfica ao carro.
A homenagem ao equino favorito de Ettore Bugatti continua na cabine, onde mais referências ao animal surgem bordadas nos revestimentos dos bancos. A silhueta fica demarcada com uma inusitada porção xadrez no acabamento, que também pode ser encontrada no volante multifuncional.
Uma bonita pintura verde tomou conta de toda a cabine feita artesanalmente. O couro natural é dominante, mas os poucos pontos de tecido trazem um material especial feito na França.
O que chama ainda mais atenção nesta cabine é a alavanca de câmbio, que traz uma espécie de redoma acrílica e uma pequena escultura do cavalo de seu criador. Aparentemente, quem criou o Brouillard também tem hiperfoco no animal…
Nem tudo foi revelado sobre o novo Bugatti, como o torque e os resultados de aceleração. Espera-se que novos detalhes se tornem públicos em sua apresentação oficial, durante o evento Monterey Car Week, na Califórnia (EUA), a partir da semana que vem.
Não há informações sobre o novo dono do esportivo — e o preço tampouco foi revelado. E quanto à nova divisão Solitaire, a Bugatti espera desenvolver dois carros diferentes por ano. Portanto, o sucessor do Brouillard já deve estar a caminho.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews