Brinca+ SESI Lab: programação especial de férias com entrada gratuita em todo mês de julho


SESI Lab preparou um presente para toda a família aproveitar as férias escolares de julho. O “Brinca+ SESI Lab” terá programação especial com foco no público infanto-juvenil repleta de shows, performances, teatro, contação de histórias, filmes e oficinas. E só melhora: tudo gratuito para todos os públicos de 1º a 30 de julho! A temporada de portas abertas do museu 100% interativo será iniciada em grande estilo com show da cantora Mariana Aydar, atração principal da festa julina marcada para sábado (1/7), das 13h às 19h. 

A concentração do “arraiá” será na Praça da Árvore e contará ainda com apresentação de quadrilhas e do grupo Nilson Freira e Forró Pé de Serra, além de comidas e brincadeiras típicas dessa época do ano. A festa julina do SESI Lab será realizada em parceria com a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra). 

Para participar da programação de julho nas áreas externa e interna do SESI Lab será necessário emitir ingresso na Sympla. Mas, claro, tudo sem cobrança.

Durante todo o mês, o horário de funcionamento seguirá o mesmo: terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados e domingos, das 10h às 19h. A programação especial de férias acontecerá em todas as sextas, sábados e domingos de julho. Nos demais dias, o museu estará aberto para visitação. Em todos os dias a entrada será permitida até uma hora antes do fechamento.

A ocupação dos arredores do museu é uma das novidades para o período de férias escolares. Brinquedos desenvolvidos pela Erê Lab serão instalados na área externa, no calçadão, onde também será realizada uma série de oficinas com educadores, artistas e profissionais do mundo maker. Por ali, a criação, a experimentação, a criatividade e a brincadeira serão os grandes motores para o aprendizado! 

O café SESI Lab funcionará nos mesmos dias e horários de atividades do museu. Nos finais de semana de julho, será oferecida a opção de venda de cestas de café de manhã para piqueniques, que poderão ser feitos na área externa. 

A programação detalhada será divulgada semanalmente no Instagram do SESI Lab, mas confira, abaixo, um spoiler e já marca na agenda!

Na Praça da Árvore, atrações musicais e lúdicas 

Com toda a estrutura necessária, a Praça da Árvore receberá atrações muito especiais, a começar pela cantora e compositora paulistana Mariana Aydar. O forró é a influência musical mais marcante no som de Mariana, que alia sofisticação e contemporaneidade e carrega raízes na canção, na música nordestina e no samba. A apresentação está marcada para a partir das 17h de sábado (1º). 

Grupos e artistas relevantes para o setor cultural de Brasília e do Brasil também marcarão presença no museu ao longo do mês. O Brinca+ SESI Lab receberá Pequeno Cidadão, Udi Grudi, Patubatê, Tiquequê, Pequena Orquestra Interativa (Poin), Mini Joia – projeto infantil do cantor China, De Pernas pro Ar, entre outros.

E não para por aí. Oficinas circenses e um projeto de dança contemporânea para mães e bebês serão realizados no espaço. A programação na Praça da Árvore será sempre às 10h, às 14h e às 17h, nos finais de semana. 

Aqui tem mão na massa? Tem sim, senhor!

Oficinas inéditas foram desenvolvidas pela equipe educativa do SESI Lab para serem realizadas na calçada do museu especialmente em julho. As oficinas serão realizadas às 10h, às 14h e às 16h nas sextas-feiras. Já aos sábados e domingos, às 11h, às 15h e às 17h. Estão confirmadas as oficinas “Ilustração em aquarela”, “Experimentando Aviões de Papel”, “Soltando Pipas”, “Engenhocas Aquáticas”, “Boomerang”, “Oras, bolhas!”, entre outras. Excepcionalmente nesse período, o Espaço Maker não irá promover edições do projeto Maker Livre.

Já na parte interna do SESI Lab serão oferecidas atividades de exploração das galerias expositivas e sessões interativas no painel de led. 

As senhas para participar da programação interna e externa serão distribuídas 30 minutos antes de cada início, no balcão de informações localizado na entrada principal do museu. Cada atividade terá capacidade para receber até 40 pessoas.

Cinema de rua mais democrático da cidade também vira palco teatral

Com a inauguração do SESI Lab, Brasília ganhou um espaço para projeção de filmes, com entrada grátis, sistema 6.1 de som e projeção digital. O túnel do SESI Lab é um presente para os cinéfilos com uma programação para todas as idades, passeando por diferentes gêneros e experimentações. Em julho, o local promoverá o projeto “Cine Curtas”, com sessões aos sábados e domingos às 15h30 e às 17h. 

A programação cinematográfica no túnel conta com a curadoria de Rafaella Rezende e de Renata Schelb, em conjunto com a equipe de Programação Cultural do museu. As obras escolhidas para a projeção estimulam reflexões sobre ciência, inovação e tecnologia no cotidiano.

Nas manhãs de sábados e domingos, às 11h, o espaço receberá espetáculos teatrais. Entre eles o “Achadouros – Teatro para Bebês”, para crianças de seis meses a três anos. A peça propõe uma releitura da poesia elíptica de Manoel de Barros, traduzindo as palavras em formas, imagens e sons. 

O futuro das profissões: projeto coletivo com ações no presente

Entre os dias 18 e 23 de julho, o SESI Lab promoverá ainda o festival “O Futuro das Profissões”, com mentorias, palestras e debates com especialistas que marcarão o encerramento da primeira exposição temporária do museu, lançada em novembro de 2022 junto com a inauguração do espaço. De forma lúdica e interativa, a exposição traz diversos dados sobre o mundo do trabalho, e experiências de pessoas reais, lidando tanto com a imprevisibilidade quanto com a percepção de tendências. 

Experimentação, interatividade, ludicidade e inovação

O icônico prédio projetado por Oscar Niemeyer na época da construção de Brasília, agora é reduto de arte, ciência, tecnologia e educação para todas as idades. O espaço é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e promove a conexão entre ações artísticas, científicas e tecnológicas, em colaboração com a indústria e a sociedade.

O SESI Lab possui cerca de 8 mil metros quadrados de área construída dedicados a espaços expositivos, criativos e maker, salas interdisciplinares, um painel de LED com 84 metros quadrados, café e loja conceito. Somados aos 33 mil metros quadrados de área verde revitalizada, em parceria com o governo do Distrito Federal, com espécies nativas do Cerrado, instalações interativas e anfiteatro externo para shows, eventos e outras atividades culturais. 

Fonte: portaldaindustria

Anteriores Tribunal aumenta pena de condenados por m4tar advogado durante processo por herança de R$ 7 milhões
Próxima Novo Peugeot 208 tem imagens vazadas e antecipa visual que terá no Brasil