🇪🇨 Nos últimos dias, imagens da polícia equatoriana invadindo a Embaixada mexicana tomaram os noticiários do mundo. Qual é o peso dessa atitude para as relações internacionais do país?
Confira o episódio sobre esse acontecido no Mundioka! pic.twitter.com/INb0GAANbx
— Mundioka (@mundioka) April 9, 2024
“O Equador tem investimentos mexicanos, e brigar com o México não foi um bom negócio. Isso pode afetar a imagem de segurança jurídica da América Latina.”
Invasão à Embaixada mexicana no Equador foi jogada política sem apoio internacional
“O governo equatoriano parece buscar uma imagem de liderança forte, especialmente diante dos desafios de segurança que enfrenta. No entanto, suas ações desastrosas apenas mancharam sua reputação internacional e questionaram sua capacidade de governar de forma sensata e democrática.”
“Tal apoio seria visto como uma clara desconsideração aos valores fundamentais da comunidade internacional e resultaria em sérias repercussões para o país em questão”, afirmou o professor.
Quem é Jorge Glas?
“A gente pode dizer que foi infeliz, ou não, por parte do López Obrador. Mas mesmo com toda essa declaração e com a situação delicada que veio para o Equador, dificilmente a gente poderia dizer que essa ação por parte do presidente Noboa foi acertada ou justificada.”
“Me parece que o presidente Noboa pode ter desejado utilizar a captura do vice-presidente Jorge Glas como uma espécie de cortina de fumaça para mostrar que ainda está combatendo a corrupção.”
🌎 Quais os rumos da crise entre Equador e México? Para falar sobre, convidamos Paulo Portela, ex-diplomata, e João Estevam, professor de relações internacionais da @anhembimorumbi. Ouça agora!https://t.co/WOSNs6V8Dv
— Mundioka (@mundioka) April 9, 2024
Fonte: sputniknewsbrasil