Se você é um usuário assíduo de redes sociais, provavelmente já assistiu um vídeo em que bonecos de palitinho animados trocam conversas engraçadas. O que pode parecer apenas um conteúdo de redes sociais, na verdade é o trabalho de Brenda Santos (@breemotion), uma mineira de 24 anos que encontrou na ilustração animada mais que um trabalho.
“Eu fico imensamente satisfeita em ver os vídeos viralizando, porque tem me ajudado muito financeiramente, não nego. Os vídeos vieram em uma fase que eu não estava muito bem e, com eles, eu consegui me reerguer. Além disso, é muito gratificante ler o feedback do público, muita gente agradece por eu espalhar tanta alegria e sorrisos, pessoas que às vezes estavam tristes mas que se animaram ao ver meus vídeos. Isso é o que mais me motiva, quero espalhar alegria cada vez mais”, vibra.
Ver essa foto no Instagram
Formada em publicidade e propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ela contou ao Metrópoles que se jogou no universo dos bonecos de palitinho animados depois de ver que isso poderia dar certo. “Comecei a criar os vídeos animados depois de alguns amigos insistirem para que eu relatasse uma história minha em ilustração”, explicou. Mas essa não foi a primeira tentativa, antes, a ilustradora resolveu fazer um teste com uma história aleatória.
0
“Quando eu vi que tinha dado certo, resolvi relatar a minha história tentando salvar um sapo e uma cachorra, e depois a do pombo Clóvis, que foi parar na TV Record inclusive”, lembrou a artista. Foi então que a paixão por ilustrar se tornou mais divertida e também rentável. Diferente do que possa parecer, muitos dos vídeos criados por ela são encomendados por clientes que pagaram pelo produto. Afinal, aproveitar o que está em alta nas redes sociais é uma estratégia de comunicação cada vez mais comum.
“Eu ilustro histórias dos clientes que encomendam e as demais são minhas ou de memes da internet, como as da Ariane Reis, que ganhou uma personagem exclusiva e faz sucesso pela risada dela. Gosto de ilustrar histórias do cotidiano mesmo, coisas que o público se identifica. Alguns vídeos são sugestões de seguidores também”, fala.
Ver essa foto no Instagram
Processo criativo
Brenda Santos deixou de trabalhar com motion design e edições mais comuns para focar no estilo de vídeo que viralizou nas redes sociais. Ela afirma que a demanda de trabalho que recebe é proporcional ao espaço que os ilustrados conquistam nas redes sociais.
“É meu ganha pão”, se diverte a artista, que também aproveitou para explicar como funciona o processo: “A galera me manda texto, áudio, ou vídeo do qual se quer extrair o áudio, por e-mail. Não faço a criação dos textos, isso fica por parte do cliente devido ao curto tempo que tenho e porque faço 99% de tudo sozinha, algumas vezes peço ajuda para alguns colegas.”
A ilustradora original de Montes Claros revela ainda que a parte criativa do processo costuma ser bem rápida. “Eu escuto o áudio e já vou imaginando tudo que tenho que ilustrar. E eu consumo muito meme e atualidades da internet, isso ajuda na hora de criar para colocar referências engraçadas nos vídeos. Eu já desenho fazendo a animação”, detalha.