🇧🇷🗣💻 Vivemos em uma época de tecnofeudalismo e devemos regular as atividades das big techs, diz especialista
Ante a expansão crescente das big techs, o Brasil tem de se adequar de fazer com que a big tech provenha valor e não provenha dependência, frisou em entrevista à… pic.twitter.com/7PATTTxJ1e
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) October 3, 2025
“O caminho mais direto e imediato é a regulação das atividades das big techs. O Brasil faz isso de forma ainda muito comedida, muito diferente por exemplo na Europa, onde eles fazem isso de forma bastante mais assertiva. Então não é nenhuma discussão se a gente deveria ou não, já existem lugares que fazem isso”, destacou o especialista.
“Existe um caminho muito grande de LLMs [large language models] locais, localizados, que a gente chama de Small Language Models, que poderiam ser utilizados de forma bastante benéfica dentro da indústria de serviços aqui do Brasil e do Sul Global“, destacou o especialista.
“A IA como indústria, como pesquisa, tem avançado muito rápido. […] Então, o nosso plano nacional tem que estar, ser capaz de se adaptar a esse tipo de questão. Eu acho que o investimento de um bilhão ainda é um investimento tímido dentro do impacto que isso pode gerar diretamente na economia, mas eu acho que é um primeiro passo. Eu acho também que a gente fala tanto isso, mas esse investimento não deveria vir só do governo, mas também a indústria tem que se movimentar para começar a gerar os seus próprios produtos“, aponta ele.
Fonte: sputniknewsbrasil