“Somos líderes em algumas tecnologias, por exemplo, nós temos a matriz energética mais limpa do planeta, com mais de 80% da nossa matriz limpa, renovável, tecnologia genuinamente brasileira […] das hidrelétricas. Nós temos tecnologias sociais, como é o nosso modelo SUS, nós temos uma competência indiscutível na Embrapa das tecnologias que garantiram a produção de alimentos que nós temos hoje no país, nós temos liderança na indústria aérea graças ao grande legado da Embraer”, disse a ministra.
IA traz possibilidades de novas modalidades de guerra
“É claro que ela não é explícita, mas ela está posta. É assim: ‘Vocês serão consumidores dessa tecnologia e nós somos produtores’ [dizem os países ricos], e nós vamos dizer ‘Não, nós vamos ser produtores, nós vamos defender o interesse das nossas nações’.”
“Da parte do presidente Lula, isso [dependência estrangeira] nunca existirá. Nós vamos lutar para sermos autônomos, sermos soberanos. Porque isso diz respeito ao interesse do povo brasileiro. Soberania é um assunto popular, soberania é um assunto do povo”, conclui a ministra.

Fonte: sputniknewsbrasil