Novo Programa de Aceleração do Crescimento
Ilha das Guianas: vai interligar o Norte do Brasil com a Guiana, a Guiana Francesa, o Suriname e a Venezuela;
Manta-Manaus: vai promover e facilitar conexões entre a região Norte do Brasil com a Colômbia, o Equador e o Peru;
Quadrante Rondon: vai interligar os estados do Acre, do Mato Grosso e de Rondônia com a Bolívia e o Peru;
Capricórnio: a proposta inclui dinamizar a logística entre os estados do Mato Grosso do Sul, do Paraná e de Santa Catarina com a Argentina, o Chile e o Paraguai;
Porto Alegre-Coquimbo: vai interligar o Rio Grande do Sul à Argentina, ao Chile e ao Uruguai.
“Para que todos esses projetos possam ser concretizados, vai precisar de um comprometimento do governo federal, do empresariado, no sentido de apoiar a alocação de recursos para esses projetos no orçamento da União”, comenta.
Investimento em integração da América do Sul
“Os produtos brasileiros manufaturados são produtos com maior valor agregado na América do Sul e na América Latina em geral, e a infraestrutura logística é uma agenda positiva tanto para o pessoal do setor econômico-industrial, quanto para o setor produtivo do agronegócio brasileiro”, conclui o pesquisador.
Quais os principais obstáculos de integração na América do Sul?
Fonte: sputniknewsbrasil