A Porsche tem alcançado vendas animadoras no Brasil nos últimos anos e firmado posição como uma das marcas mais competitivas do segmento de carros de luxo. Não à toa, lançamentos realizados na Europa rapidamente são colocados em oferta por aqui. Nesse cenário, o 911 ganha destaque por concentrar no mercado brasileiro boa parte de suas vendas globais.
Em 2024, o Brasil foi o oitavo país que mais comprou o esportivo em todo o mundo, somando 1.509 unidades emplacadas. Por pouco, a demanda brasileira não superou a da Itália, que ficou em sétimo lugar com 1.529 exemplares vendidos. O topo do ranking é ocupado pelos Estados Unidos, que compraram 15.542 unidades, seguidos da Alemanha, com 9.718, e do Reino Unido, com 3.384. No total, o 911 vendeu em todo o mundo ao longo de 2024 mais de 50.600 unidades.
No Brasil, emplacar 1.500 unidades para um carro que custa a partir de R$ 930 mil (e passa facilmente do R$ 1 milhão com opcionais) não é nada mal. Além das cifras geradas para os cofres da Porsche, as boas vendas colocam o 911 como líder do mercado de carros esportivos no país. No ano passado, o modelo ficou à frente do primo Boxster (877 unidades), do Ford Mustang (681), do outro primo Cayman (342) e do BMW M2 (256).
Dentro da gama Porsche no Brasil, o 911 perdeu apenas para o Cayenne, que foi o veículo mais vendido da marca por aqui com 1.618 unidades entregues. Em terceiro lugar ficou o Macan, com 1.362 exemplares vendidos. No total, a fabricante alemã vendeu em 2024 6.172 carros no mercado brasileiro.
O portfólio do 911 no Brasil é variado e composto por diferentes configurações, incluindo cupê, cabriolet e variantes de alto desempenho com preparação. A opção mais básica, Carrera, sai de fábrica com motor 3.0 de 6 cilindros com 401 cv de potência e 45,8 kgfm de torque. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos (ou 3,9 s com Pacote Sport Chrono). Já a velocidade máxima é de 294 km/h.
A versão GT3, por sua vez, ocupa o topo do portfólio com motor 4.0 de 6 cilindros com 510 cv de potência e iguais 45,8 kgfm de torque. Os números oficiais indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e velocidade máxima de 311 km/h.
No Brasil, o 911 oferece desde a versão de entrada itens como rodas de até 21 polegadas, faróis em LED do tipo Matrix, bancos com ajustes elétricos e 14vias com pacote de memória, sistema de som Bose com12 alto-falantes e potência total de 570 watts, volante multifuncional com aquecimento, assistente de estacionamento, assistente de manutenção de faixa, aviso de colisão e assistência de frenagem (incluindo proteção de pedestres), entre outros.
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Fonte: direitonews