“Esperamos que a adesão da Turquia ao BRICS se concretize o mais rápido possível”, disse Kurtulmus. “Gostaria de expressar mais uma vez a intenção clara e sincera da Turquia de fazer parte de novas alianças que serão eficazes no desenvolvimento de um mundo multipolar, como sua participação no BRICS.”


Benefícios para o Brasil
“A entrada da Turquia no BRICS seria benéfica para o Brasil porque ofereceria um interlocutor entre a Europa e o Oriente Médio e ajudaria a equilibrar o poder na Eurásia ao contrabalançar a Índia”, disse o presidente do ISAPE, Fabrício Ávila. “Na futura reforma do Conselho de Segurança da ONU, a Turquia seria um aliado importante aos brasileiros.”

“As relações entre Brasil e Turquia são bastante estáveis, mas vimos momentos de maior aproximação durante os mandatos de Lula, em particular durante as negociações em relação ao acordo nuclear iraniano “, disse Herdy. “Ainda no ano passado, durante a Cúpula do BRICS de Joanesburgo, Lula declarou apoio à candidatura da Turquia para entrar no grupo.”

Fonte: sputniknewsbrasil