Brasil é confirmado como sede dos Jogos do BRICS em 2025


Os Jogos do BRICS são realizados anualmente e, pela tradição, cabe ao país que ocupa a presidência rotativa do mecanismo a organização da competição no ano de sua presidência.
Em 2024, sob presidência da Federação da Rússia, os jogos estão sendo realizados no período de 12 a 23 de junho, cerca de um mês antes das Olimpíadas de Paris. Em 2025, o Brasil assumirá a presidência do BRICS.
Representando o ministro do Esporte do Brasil, André Fufuca, participaram do evento a secretária Nacional de Esportes de Alto Desempenho, Iziane Marques e o secretário Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, Paulo Henrique Cordeiro.

Jogos de Kazan

Os Jogos não têm modalidades pré-definidas, que são determinadas pelos países anfitriões. Na Rússia, estão sendo disputadas 27 modalidades: boxe, break, vôlei de praia, handball de praia, caiaque e canoagem, remo, judô, caratê, koresh, atletismo, tênis de mesa, natação, saltos ornamentais, sambo, nado sincronizado, skate, wrestling, ginástica artística, tênis, wushu, esgrima, baquete “phygital”, futebol “phygital”, ginástica rítmica, xadrez, levantamento de peso e badminton.
O Brasil subiu, nesta sexta-feira (21), para o quarto lugar no quadro geral de medalhas nos Jogos do BRICS, em Kazan, na Rússia. Com a medalha dourada conquistada por Kailanny Valentim no judô, o país ultrapassou o Uzbequistão e o Irã, ficando atrás da Rússia, Belarus e China. Agora, são cinco medalhas de ouro, 19 de prata e 22 de bronze.
Os Jogos do BRICS são uma competição multiesportiva organizada pelos países-membros, organização integrad, em sua composição atual pela África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Índia, Irã e Rússia.

Cúpula do BRICS

A cúpula do BRICS na Rússia também acontecerá em Kazan, de 22 a 24 de outubro. O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, participará do encontro, de acordo com o embaixador do Brasil em Moscou, Rodrigo de Lima Baena Soares.

BRICS

De acordo com a pasta, o grupo BRICS representa mais de 42% da população mundial, 30% do território do planeta, 23% do PIB global e 18% do comércio internacional. É um espaço voltado à cooperação internacional e ao desenvolvimento sustentável, à construção de uma ordem multipolar justa e de uma governança global inclusiva em prol dos países em desenvolvimento.
Inicialmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, em 2023, o grupo convidou a Arábia Saudita, o Egito, os Emirados Árabes Unidos, a Etiópia e o Irã a aderirem. Esses países tornaram-se membros plenos a partir de 1º de janeiro de 2024.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores GP da Espanha: o ao vivo da qualificação da F1 em Barcelona
Próxima Etapa de Cuiabá do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia começa nesta quarta-feira; programação