Depois do Brasil, os exércitos de pelo menos quatro países latino-americanos (Argentina, Peru, Colômbia e México) também estão interessados nos veículos blindados de combate Centauro, das empresas italianas Leonardo e Iveco Defence Vehicles.
O anúncio foi feito pelo site Tecnologia & Defesa. De acordo com a publicação, o interesse dos quatro países ocorreria em particular no projeto Centauro II, veículo blindado de combate equipado com um canhão de 120 mm.
Além de grande mobilidade, o poder de fogo do Centauro II chamou a atenção dos países.
Analisando possíveis ameaças desses países para justificar a adoção do calibre de 120 mm, a publicação explica que Argentina e Peru possuem fronteira com o Chile, “um adversário histórico que está equipado com Leopard 2″.
A Colômbia, por sua vez, tem uma fronteira disputada com a vizinha Venezuela, que possui o T-72B1V, equipado com um canhão de 125 mm.
Já os mexicanos, que possuem um Exército cuja principal função é o combate aos poderosos e bem equipados cartéis do narcotráfico, buscam um substituto para seus blindados 6X6 Panhard ERC 90F1 Lince, equipados com um canhão de 90 mm.
Caso alguma destas aquisições se conclua, a América Latina poderá ser tornar um grande usuário deste tipo de sistema de armas e poderá ter no Brasil o seu grande centro de distribuição de peças e serviços.
O Centauro II possui outro importante ativo que lhe confere o status de favorito: a moderna fábrica da Iveco, localizada na cidade brasileira de Sete Lagoas (MG), onde atualmente é produzido o Guarani 6×6.
A fábrica de Sete Lagoas permite que toda a integração final do chassi/torre, testes de rodagem e logística de distribuição para as unidades operacionais sejam realizadas, replicando ações comprovadas implementadas no projeto Guarani.
© Reprodução / Exército BrasileiroA Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) Guarani, em 19 de outubro de 2016
A Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) Guarani, em 19 de outubro de 2016