Brasil deve liderar aumento da produção global de suco de laranja e responder por 70% das exportações


O Brasil deve liderar o crescimento da produção global de suco de laranja na safra 2024/25 e responder por 70% das exportações da commodity, segundo projeções do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

A produção mundial de suco de laranja deve crescer 4% na comparação com o ciclo anterior, atingindo 1,4 milhão de toneladas. O avanço é impulsionado pelo Brasil, que deve aumentar sua produção em 9%, para 1 milhão de toneladas, com um maior volume de laranjas destinado ao processamento, segundo a instituição americana.

No início de fevereiro, a Fundecitrus elevou sua estimativa para a safra 2024/25, agora prevista em 228,52 milhões de caixas de 40,8kg, um aumento de 2,4% em relação à projeção anterior divulgada em dezembro. A revisão considera as chuvas bem distribuídas dos últimos meses, que favoreceram o crescimento dos frutos. Ainda assim, a produção deve ficar 26% abaixo da safra passada, impactada pela menor produtividade das lavouras afetadas pelo greening.

Entre julho de 2024 e janeiro de 2025, o Brasil exportou cerca de 519 mil toneladas de suco de laranja (em equivalente FCOJ 66 Brix) uma queda de 23% em relação ao mesmo período do ciclo anterior, reflexo dos estoques limitados. Apesar do menor volume, a receita cresceu 38% no período, atingindo US$ 2,3 bilhões, impulsionada pelo aumento nos preços de exportação.

Fonte: noticiasagricolas

Anteriores PRF prende em Tocantins foragido que seguia para Sorriso
Próxima Nova solução combate moscas domésticas no campo