O estreante chinês na Fórmula 1, Zhou Guanyu, piloto da Alfa Romeo, não tem contrato garantido para a próxima temporada, mas seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas já manifestou seu apoio para a permanência de Zhou no time em 2023.
Bottas tem um contrato de vários anos com a equipe, mas Zhou não está confirmado no time em 2023. O chinês ingressou na F1 com a Alfa Romeo nesta temporada, depois de passar três anos na Fórmula 2, tornando-se o primeiro piloto chinês na Fórmula 1.
O piloto de 23 anos marcou seu primeiro ponto no campeonato no GP de abertura da temporada no Bahrein, e alcançou seu melhor resultado até agora no Canadá no início deste ano, cruzando a linha de chegada em oitavo lugar.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });
Existem vários pilotos que estarão disponíveis no mercado para o próximo ano, incluindo Daniel Ricciardo e Mick Schumacher, no entanto, Bottas diz que Zhou seria um forte apoio para a equipe.
“Seria bom saber quem será meu companheiro de equipe em 2023, mas não há pressa ou estresse sobre isso”, disse Bottas. “Acho que Zhou se encaixou bem na equipe e, neste momento, não vejo nenhuma razão para que ele não possa continuar. Eu definitivamente torço por sua continuidade, pois este é apenas seu primeiro ano e, com certeza, ele pode dar um bom passo no segundo ano”, disse Bottas.
“Esse é o meu sentimento, eu não acho que ele está se estressando muito com isso, ele está apenas ansioso para conseguir alguns bons pontos e talvez então, potencialmente, seja hora de ele se sentar com a equipe para conversar”, acrescentou o finlandês.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });
A marca Alfa Romeo vai deixar a F1 no final da temporada 2023, antes da esperada aquisição da equipe Sauber pela Audi em 2026. Apesar da entrada da Audi ainda estar um pouco distante, Bottas disse que está aberto a permanecer como parte da equipe baseada em Hinwil, até e depois da estreia da fabricante alemã na F1.
“Neste momento, o que eu acho é, ‘por que não?’. Estou gostando muito, ainda sinto que posso pilotar rápido e no futuro não vejo motivo para não continuar”, disse Bottas.
“Ainda sinto que tenho muito a dar ao esporte e ao meu futuro pessoal, se o sentimento permanecer, por que não? Obviamente, você nunca sabe como se sentirá em dois ou três anos, mas agora estou gostando muito da Fórmula 1, o quão alto a categoria está neste momento, a atmosfera em todos os finais de semana é ótima.”
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });
“Estou em uma boa equipe e o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é realmente ótimo para mim no momento, então posso me ver ficando por muito tempo por aqui”, acrescentou o experiente piloto finlandês.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-4’); });