Gabriel Bortoleto é o atual representante brasileiro no grid da Fórmula 1 em 2025. Inclusive, o piloto leva o país estampado no capacete, onde contou que a inspiração veio da bandeira, mas também de Ayrton Senna.
O competidor está fazendo sua estreia com a Sauber neste ano – até o momento, de 16 etapas, pontuou em quatro provas e aparece em 16º no Mundial de Pilotos.

E em seu ano de estreia, optou por um casco bastante brasileiro: leva as cores verde e amarela, da bandeira do Brasil, e em cima é branco e também tem um detalhe em amarelo. Então, no Beyond the Grid, ao ser questionado sobre o design, Gabriel explicou as inspirações.
“Bem, é uma mistura de Senna e Brasil. Obviamente, são as cores do Senna, porque ele ficou famoso usando-as. Ele é meu ídolo. Então, no ano passado, na F2, eu tinha um capacete vermelho e… Desculpe, era laranja e preto, se não me engano. Algo parecido com isso”.
“E então eu disse, nos 30 anos da morte de Senna, vou fazer um tributo a ele e fazer um capacete nas cores dele com o logotipo de Senna junto com a família. Então, eles aprovaram e disseram: ‘Com certeza, nós adoraríamos’. É incrível fazer isso em um evento em Imola. Então, eu decidi fazer isso”.
Fonte: f1mania