Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, onde se recupera de uma intervenção abdominal. De acordo com boletim médico divulgado neste domingo (20), o estado clínico é considerado estável, com pressão arterial controlada e boa evolução no pós-operatório.
A equipe médica informou que Bolsonaro continua em jejum oral e recebe nutrição exclusivamente por via intravenosa, através de método conhecido como nutrição parenteral. Além disso, ele participa diariamente de sessões de fisioterapia motora, parte das medidas de reabilitação implementadas desde a internação.
Apesar da melhora clínica, os médicos ressaltaram que não há previsão para alta da UTI e que o ex-presidente não deve receber visitas por orientação da equipe.
O chefe da equipe cirúrgica, Dr. Cláudio Birolini, explicou que a situação de Bolsonaro envolveu aderências abdominais — um fenômeno comum em pacientes que já passaram por cirurgias no local. Segundo ele, essas aderências ocorrem quando as alças intestinais ficam agrupadas e podem gerar complicações, embora também possam se manter assintomáticas.
“É importante saber que não está escrito nos livros o que a equipe deve fazer. Assim, tomamos a decisão com base no que foi encontrado. Fizemos o ‘arroz com feijão’ e o resultado foi satisfatório”, disse Birolini, em referência ao tratamento adotado.
O boletim é assinado por seis profissionais que acompanham Bolsonaro: os cardiologistas Leandro Echenique e Brasil Caiado; o coordenador da UTI, Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior; o diretor médico do hospital, Guilherme Meyer; o diretor geral da unidade, Allisson Barcelos Borges; além do próprio Dr. Birolini.
Eis a íntegra do boletim médico:
NOTA À IMPRENSA
Brasília, 20 de abril de 2025
O Hospital DF Star informa que o ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Encontra-se com a pressão controlada e com boa evolução clínica. Continua em jejum oral e com nutrição parenteral exclusiva. Segue intensificando diariamente a fisioterapia motora e as medidas de reabilitação. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI.
Dr. Cláudio Birolini – Médico chefe da equipe cirúrgica
Dr. Leandro Echenique – Médico Cardiologista
Dr. Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior – Coordenador da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital DF Star
Dr. Brasil Caiado – Médico Cardiologista
Dr. Guilherme Meyer – Diretor Médico do Hospital DF Star
Dr. Allisson Barcelos Borges – Diretor Geral do Hospital DF Star
Fonte: gazetabrasil