O candidato à reeleição pelo PL para o cargo de presidente, Jair Bolsonaro, prometeu nesta terça-feira (30) que em 2023 o governo fará um reajuste para os servidores públicos, que estão há três anos com os salários congelados. A fala ocorreu durante evento Diálogos com Candidatos à Presidência da República promovido pela União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), em Brasília.
“A gente vai fazer, com responsabilidade, vai atender às categorias que passaram momentos difíceis, mas acredito que com o não concurso, a aposentadoria [reforma da Previdência] e outras coisas, a gente encaixa dentro da [lei de] responsabilidade esse extra que vamos conceder de reajuste aos servidores”, disse. o chefe do executivo.
Ainda de acordo com Bolsonaro, isso inclui a reestruturação de carreiras como da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em dezembro de 2021, o presidente tinha prometido destinar uma verba já prevista de R$ 1,7 bilhão para reajustar salários dos agentes federais de segurança, que são justamente os policiais federais, agentes penitenciários e policiais rodoviários federais. Contudo, os servidores de outras carreiras ficaram chateados com o aumento de salário exclusivo para as forças de segurança e o governo reavaliou a proposta.