O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um apelo aos advogados do Brasil para que não votem em candidatos ligados à esquerda nas eleições das seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Veja quem está ligado a esquerda e não vote nessa chapa. Veja qual é a proposta da outra chapa”, disse Bolsonaro em entrevista para a AuriVerde, na manhã de quarta-feira (6). As eleições das seccionais da OAB nos estados e no Distrito Federal estão previstas para a segunda quinzena de novembro deste ano, com datas específicas definidas por cada uma delas.
O ex-presidente comentava os casos de presos após os atos de 8 de janeiro, dizendo que “processo legal não existe no Brasil”, quando mencionou as eleições que ocorrerão na segunda quinzena de novembro. Para Bolsonaro, os advogados estão sendo desacreditados. “Não adianta devido processo legal. Não tem. Tem que ter amizades. A advocacia está perdendo a sua essência no Brasil”, disse.
Bolsonaro disse não indicar candidatos específicos, afirmando que os próprios advogados conhecem melhor os seus pares. “Não vou indicar ninguém pra vocês. Não sou advogado. Já conversei com alguns candidatos. Alguns tiraram foto comigo, tudo bem. Não gravei com ninguém especificamente, mas vocês conhecem melhor do que eu quem são os candidatos. Votem corretamente”, enfatizou o ex-presidente.
O apelo de Bolsonaro foi também justificado pela forma de atuação da OAB em casos como o que envolveu um de seus advogados. “Eu tive advogado meu, sofrendo busca e apreensão no meio da noite. OAB tinha que entrar aí. O advogado não pode sofrer isso sem ninguém acompanhando. Tá na lei que tem que ter alguém da Ordem [dos Advogados do Brasil] acompanhando quando vai fazer busca e apreensão em cima de advogado. Ignoram isso aí”, disse o ex-presidente.
Bolsonaro lembrou ainda que a OAB Nacional também terá eleições em breve. “São as seccionais que vão eleger o presidente da OAB [Nacional]. Quem é o presidente da OAB agora, no momento, meu Deus? Que que ele faz? Com quem ele está alinhado?”, questionou Bolsonaro. O mandato do atual presidente da OAB, Beto Simonetti encerra em 2025.
Fonte: gazetadopovo