Os beneficiários do Programa Bolsa Família que foram vítimas de golpes que resultaram na retirada indevida de dinheiro de suas contas têm três opções para contestar a transferência, conforme orientado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) no Informe nº 53, publicado em 28 de agosto.
A Caixa Econômica Federal, responsável pelo pagamento do benefício, é a instituição que deve ser procurada para essas medidas.
As vítimas podem comparecer pessoalmente a uma agência da Caixa, munidas de CPF e documento de identificação; utilizar o aplicativo Caixa TEM, onde é possível contestar a transação após seguir os passos indicados, com um prazo de análise de até 10 dias úteis; ou ligar para o SAC Caixa no telefone 0800 726 0101, opção 6, fornecendo CPF, número da conta, data e valor da transação questionada.
O MDS também recomenda que famílias que possam ter sido vítimas de invasão de celulares registrem um Boletim de Ocorrência, que pode ser feito tanto presencialmente quanto online.
Para prevenir novas vítimas, o ministro Wellington Dias destacou que a comunicação oficial com as famílias é realizada por mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Programa Bolsa Família. O ministro alertou que o MDS não envia SMS ou mensagens de texto pedindo para clicar em links, e orientou que, em caso de golpe, as vítimas devem procurar a Caixa Econômica e registrar um boletim de ocorrência para que o caso seja analisado, podendo haver ressarcimento se for comprovada falha no sistema.
O MDS reforça que não envia links direcionando os beneficiários a outros sites e que quaisquer mensagens adicionais, como SMS ou WhatsApp, são comunicadas previamente aos estados e municípios pelos canais oficiais. Além disso, o Programa Bolsa Família não realiza ligações telefônicas de nenhum tipo. Para esclarecimentos, os beneficiários podem entrar em contato com a Central de Relacionamento do MDS pelo número 121.
Fonte: gazetabrasil