Bolsa Família: Saia voluntariamente da lista com nova ferramenta


Quando assumiu o governo, a equipe de Lula averiguou que muitos dos inscritos do Bolsa Família poderiam estar recebendo o benefício de forma indevida, devido ao grande número de famílias unipessoais inscritas.

Esse tipo de inscrição não é proibido, mas devido ao crescimento estrondoso que ocorreu nos últimos anos, desconfia-se que muitas famílias se desmembraram, dando endereços diferentes, para receber mais de um auxílio.

Diante disso o governo resolveu fazer um pente fino no programa, para excluir as famílias que seja comprovado o cometimento de fraude.

Inicialmente, a ideia era chamar as famílias para uma revisão de dados do Cadastro Único, porém, recentemente foi criada uma nova estratégia que pode agilizar esse processo.

Agora os próprios beneficiários que estiverem inscritos de forma indevida no programa podem solicitar a exclusão do cadastro, sem a necessidade de ir até um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

A ferramenta pode acelerar o processo de retirada das famílias, pois pode haver um constrangimento de irem até uma unidade de atendimento para cancelar o benefício, dessa forma, é mais fácil de, voluntariamente, as famílias pedirem a retirada.

Isso facilita também, pois muitas não querem comparecer às unidades para participarem da revisão, sabendo que estão com dados incorretos.

Para quem precisa atualizar dados, mas continua dentro das regras do programa, poderão ir até a unidade para fazer a atualização sem pressa.

Essa ferramenta está disponível desde o dia 15 de fevereiro, assim, facilita a saída das pessoas que estão inscritas incorretamente no Bolsa Família. Ela funciona em dias úteis (segunda a sexta-feira), das 7h às 21h.

É muito simples fazer o cancelamento, basta entrar no aplicativo do Cadastro Único, ir em “Consulta Completa”, fazer o login com o CPF e senha e clicar em continuar.

Na tela seguinte, basta clicar na seta de “voltar”, que fica no canto superior da tela, e clicar em “cancele o seu cadastro”. Em seguida, clique novamente em “cancele o seu cadastro” e em confirmar.

O objetivo desse pente fino é liberar espaço para uma melhoria no benefício, já que a economia pode chegar a R$ 10 bilhões. Esse dinheiro será investido na entrada de famílias que realmente precisam do benefício, bem como para o aumento de R$ 150 prometido por Lula.

Esse valor extra será pago a famílias que possuem crianças menores de seis anos de idade.

Fonte: capitalist

Anteriores Hora de negociar sobre Ucrânia ainda não chegou, declarou chanceler alemão
Próxima Mentalidade de Guerra Fria levará a novos conflitos, adverte MRE chinês