Boa Esperança do Norte já supera 1,8 mil cidades brasileiras em população


Boa Esperança do Norte já supera 1,8 mil cidades brasileiras em população 1

Boa Esperança do Norte, município mais novo do Brasil, emancipado oficialmente em 1º de janeiro de 2025, já iniciou sua trajetória com números expressivos. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (28), a cidade mato-grossense contabiliza 5.877 habitantes superando 1.867 municípios brasileiros em população.

Localizada a 420 km de Cuiabá, a cidade se desenvolveu a partir de um distrito de Sorriso, impulsionada pela força do agronegócio, pela infraestrutura já existente e pela chegada de famílias atraídas por novas oportunidades. Em 2024, Boa Esperança do Norte elegeu seu primeiro prefeito.

O desempenho populacional coloca o município em destaque no cenário nacional, especialmente quando comparado a cidades mais antigas. Serra da Saudade, em Minas Gerais, por exemplo, criada em 1948, mantém-se como a menos populosa do país, com 856 habitantes em 2025 marca que detém há 12 anos consecutivos.

Além do rápido crescimento demográfico, Boa Esperança do Norte também demonstra força econômica. Dados da Secretaria de Fazenda (Sefaz) revelam que, apenas neste ano, o município recebeu aproximadamente R$ 30,4 milhões em repasses de ICMS, distribuídos em parcelas mensais de cerca de R$ 2,5 milhões.

O avanço populacional e econômico reforça a vocação de Boa Esperança do Norte como um novo polo de desenvolvimento no Nortão de Mato Grosso.

Fonte: nortaomt

Anteriores PGR diz ser contra a manutenção de policiais federais dentro da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro
Próxima Venezuela reclama com ONU sobre força naval dos EUA no Caribe