A BMW anuncia a chegada da nova geração do X3 ao mercado europeu. O SUV premium estreia visual mais moderno e novas opções mecânicas, mas dispensa uma versão totalmente elétrica durante sua apresentação global. A expectativa é que o modelo seja apresentado no Brasil apenas em 2026, com o início da produção local em Araquari (SC).
Por mais que a versão elétrica não tenha sido mostrada, a BMW equipou o X3 com novo conjunto híbrido plug-in. Ele combina o motor 2.0 turbo com o propulsor elétrico instalado na transmissão automática de oito velocidades, desenvolvendo 300 cv de potência no total. Este pacote, porém, está disponível apenas na versão 30e xDrive.
Veja também:
De acordo com a BMW, o X3 30e xDrive pode percorrer até 90 km utilizando apenas o motor elétrico. A bateria, assim como no seu antecessor, tem 12 kWh de capacidade. Seu sistema de recarga padrão é compatível com unidades AC de 11 kW.
As demais versões têm motores micro-híbridos de 48V. A começar pelo X3 20e xDrive, que é movido por uma unidade 2.0 turbo de 208 cv. Já a configuração diesel, 20d xDrive, também tem motor 2.0 turbo, mas entrega 197 cv.
Por fim, existe uma versão esportiva, chamada de X3 M50 xDrive. Neste pacote, o SUV entrega 398 cv de potência e acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos.
Desde as versões de entrada, o X3 oferece sistema semiautônomo de condução e assistente de estacionamento. Recursos como assistente de manutenção de faixa, frenagem de emergência e controle adaptativo de cruzeiro marcam presença. O pacote opcional inclui o aplicativo Parking Assistant Professional, que permite o motorista controlar o X3 de fora da cabine — para tirá-lo de vagas apertadas, por exemplo.
Para a versão esportiva M50 xDrive, a BMW caprichou no acabamento, espalhando o logotipo da linha M por toda a carroceria do X3. Na cabine, a insígnia se faz presente no volante e está bordada nos bancos e nos tapetes.
Vale destacar que o pacote esportivo inspirado na linha Motorsport inclui rodas de liga leve de 20 polegadas e suspensão com ajuste exclusivo controlado eletronicamente.
Na parte de conectividade, todas as versões têm central multimídia atualizada, painel de instrumentos digital e head-up display. A conexão Android Auto e Apple CarPlay é feita sem fio.
Considerando o cronograma que a BMW do Brasil tem seguido nos últimos lançamentos, a tendência é que o novo X3 seja apresentado no final de 2025. Com o início da produção nacional, o SUV deve chegar às lojas em meados do primeiro trimestre de 2026.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews