O BMW X1 foi eleito o SUV premium de melhor custo no Brasil em 2025 pelo Superguia Qual Comprar, realizado pela Autoesporte. O bicampeão se sobressai não só pelo fato de ser feito no Brasil e ter preços competitivos, como também é dono da segunda menor desvalorização entre os 180 modelos analisados.
Vale lembrar que o Qual Comprar é um guia da revista Autoesporte que avalia e compara carros, ajudando os consumidores a escolherem o melhor modelo para suas necessidades. E a edição 2025, de forma inédita, analisou mais de 180 veículos.
Versão sugerida: sDrive20i GP
Motor: 2.0 T, 204 cv (G)
Câmbio: DCT7
Garantia: 2 anos
Seguro: Mulher R$ 6.650 | Homem R$ 5.618
Revisões: R$ 9.970
Desvalorização: 4,1%
Peças: R$ 56.029
Porta-malas: 476 litros
Lançamento: 2023
O X1 é dono da segunda menor desvalorização entre os 180 modelos analisados. Fora isso, se considerarmos apenas as marcas de luxo nessa categoria, o X1 tem a cesta de peças mais em conta. No pacote de revisões, por sua vez, só fica atrás de alguns parentes de marca e dos modelos da JLR. Desde o ano passado, a versão de entrada trocou o motor 1.5 turbo de três cilindros pelo 2.0, também turbo, mas de quatro cilindros e 204 cv.
Ainda sobre a opção recomendada, sDrive20i GP, o câmbio é de dupla embreagem e sete marchas. Segundo a BMW, o powertrain permite o 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. Essa versão é equipada com as telas curvas que unem o quadro de instrumentos (10,2”) e a central multimídia (10,7”), além de estacionamento automático, faróis de LED adaptativos, carregador de smartphone sem fio, bancos elétricos e retrovisor eletrocrômico.
Motor: 2.0 T, 231 cv (G)
Câmbio: AT8
Desvalorização: 6,1%
Seguro: Mulher R$ 6.479 | Homem R$ 5.612
Revisões: R$ 13.227
Peças: R$ 79.158
Garantia: 2 anos
Porta-malas: 530 litros
Lançamento: 2020
O modelo montado em sistema SKD no Paraná tem preços iniciais competitivos para o segmento, além de um generoso porta-malas e de um conjunto com motor 2.0 turbo de 231 cv, câmbio automático de oito marchas e tração integral. O bicho pega na cesta de peças, e o plano de manutenção também cobra valores altos, mesmo para a categoria. A intermediária Performance vem com faróis de LED, ar automático bizona, ajustes elétricos do banco do motorista, controle de largada e carregador de celular sem fio, entre outros itens.
Motor: 2.0 T, 231 cv (G)
Câmbio: AT8
Desvalorização: 13,1%
Seguro: Mulher R$ 7.705 | Homem R$ 5.603
Revisões: R$ 13.227
Peças: R$ 79.158
Garantia: 2 anos
Porta-malas: 530 litros
Lançamento: 2022
A variante com caimento de teto cupê do SUV ao lado ostenta um design mais arrojado. Fora isso, tem o mesmo motor 2.0 TFSI de 231 cv com caixa de oito velocidades e tração quattro (o desempenho da dupla no 0 a 100 km/h fica em 7 segundos), além de custos de cesta de peças e revisões e volume do porta-malas iguais. O problema são os mais de R$ 50 mil adicionais que a Audi cobra pela versão de entrada. Nossa recomendação é a mais cara, Performance Black Plus, que agrega detalhes estéticos e itens de auxílio à condução.
Motor: 2.0 T, 265 cv (G)
Câmbio: AT7
Desvalorização: 8,6%
Seguro: Mulher R$ 8.209 | Homem R$ 7.370
Revisões: R$ 14.331
Peças: R$ 105.845
Garantia: 2 anos
Porta-malas: 520 litros
Lançamento: 2017
Enquanto a nova geração não chega, a Audi segue vendendo o SUV em versões a combustão e PHEV (veja na categoria de híbridos premium). Três delas saem de fábrica com motor 2.0 turbo de 265 cv e torque de 37,7 kgfm. Recomendamos a intermediária, S line, que traz detalhes visuais esportivos. Falando de números frios, o drama do Q5, além da mudança iminente, é o pós-venda: não só as revisões são caras, mas principalmente a cesta de peças, que alcança a casa dos seis dígitos — uma das mais altas de todo o Qual Comprar.
Motor: 2.0 T, 204 cv ou 317 cv (G)
Câmbio: DCT7
Desvalorização: 8,4%
Seguro: Mulher R$ 8.775 | Homem R$ 8.610
Revisões: R$ 9.970
Peças: R$ 53.403
Garantia: 2 anos
Porta-malas: 560 litros
Lançamento: 2024
Lançada em 2024, a nova geração do X2 fez estardalhaço com o desenho controverso. São duas opções de motores 2.0 turbo, sempre com câmbio de dupla embreagem e sete marchas: a de 204 cv, que promete 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, e a de 317 cv, com tal arrancada em 5,4 s. O ganho de potência e performance também significa diferença de quase R$ 130 mil no preço. A versão M35i xDrive também tem detalhes estéticos que a deixam mais invocada. A cesta de peças é mais barata que a do X1, mas o seguro é bem mais caro.
Só as opções com motor mais “manso” do SUV montado em Santa Catarina conseguem se segurar no Qual Comprar, sem ultrapassar o teto de R$ 600 mil. Manso, claro, é uma licença poética para o 2.0 de 184 cv e 30,6 kgfm que possibilita o 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. O custo de revisões fica na média dos outros SUVs da marca alemã, já as peças são quase 60% mais caras. A versão de entrada, xDrive20i M Sport, lançada no fim de 2024, tem faróis adaptativos, rodas de 20” e o Live Cockpit com as telas curvas integradas.
Motor: 2.0 T, 184 cv (F) ou 252 cv (G)
Câmbio: AT8
Desvalorização: 6,6%
Seguro: Mulher R$ 9.870 | Homem R$ 9.873
Revisões: R$ 9.902
Peças: R$ 86.750
Garantia: 2 anos
Porta-malas: 525 litros
Lançamento: 2018
Motor: 1.5 T, 177 cv (G)
Câmbio: AT8
Desvalorização: 15,3%
Seguro: Mulher R$ 5.879 | Homem R$ 5.883
Revisões: R$ 4.496
Peças: R$ 42.737
Garantia: 3 anos
Porta-malas: 469 litros
Lançamento: 2024
O SUV médio agora é importado do México em duas versões, que mudam apenas o estilo. A RS, por exemplo, tem aqueles apliques visuais para passar alguma imagem esportiva — já que o Equinox, obviamente, tem proposta familiar. Porta-malas e espaço interno generosos, além do motor 1.5 turbo e do acerto de suspensão confortável, não deixam mentir. As revisões são as mais baratas da categoria, porém o custo de peças desagrada. O modelo tem um pacote de itens de auxílio à condução bastante completo.
Motor: 2.0 T, 249 cv (F)
Câmbio: AT9
Desvalorização: 11,3%
Seguro: Mulher R$ 9.667 | Homem R$ 9.672
Revisões: R$ 7.100
Peças: R$ 87.401
Garantia: 3 anos
Porta-malas: 454 litros
Lançamento: 2014
Vivendo um momento de transição e com problemas de imagem da Jaguar para resolver, a JLR parece perdida no Brasil. O Discovery Sport continua sendo montado na fábrica de Itatiaia (RJ), mas apenas na versão Dynamic com motor 2.0 turbo flex de 249 cv. Leva vantagem diante da concorrência por oferecer tração 4×4 competente, mas o pacote de peças custa caro demais, assim como o seguro. O plano de revisões é mais amigável.
Motor: 2.0 T, 253 cv (G)
Câmbio: AT8
Desvalorização: 11,6%
Seguro: Mulher R$ 4.743 | Homem R$ 4.605
Revisões: R$ 9.281
Peças: R$ 24.836
Garantia: 3 anos
Porta-malas: 482 litros
Lançamento: 2021
O Bronco Sport acaba de receber sua reestilização de meia-vida e mais equipamentos. Quadro de instrumentos em tela de 12,3″, multimídia com display de 13,2″, câmeras 360 graus e regulagem elétrica para o banco do passageiro são algumas das novidades. O 2.0 turbo da família Ecoboost também passou por atualizações no comando de válvulas, no sistema de arrefecimento, nos cabeçotes e nos sensores. A cesta de peças tem valores acessíveis para a categoria, mas as revisões nem tanto. Também desvaloriza mais do que a média.
O jipão passou a vir em versão única, Rubicon, com preço final que beira meio milhão de reais. A cabine foi redesenhada e agora tem central multimídia com tela de 12,3” e novos bancos com ajustes elétricos. A robustez é garantida pelo motor Hurricane 2.0, que entrega 272 cv e 40,8 kgfm, pela tração 4×4 com opção de reduzida e bloqueios dos diferenciais dianteiro e traseiro e até pela barra estabilizadora da frente, que pode ser desconectada. Revisões, peças e seguro são tão “nichados” quanto a proposta do Wrangler.
Motor: 2.0 T, 272 cv (G)
Câmbio: AT8
Desvalorização: 5%
Seguro: Mulher R$ 9.950 | Homem R$ 9.455
Revisões: R$ 8.289
Peças: R$ 34.764
Garantia: 3 anos
Porta-malas: 548 litros
Lançamento: 2019
Motor: 1.6 T, 180 cv (G)
Câmbio: DCT7
Desvalorização: 12,7%
Seguro: Mulher R$ 6.160 | Homem R$ 9.950
Revisões: R$ 5.394
Peças: R$ 54.801
Garantia: 5 anos
Porta-malas: 562 litros
Lançamento: 2022
O SUV coreano é comercializado no Brasil com sistema híbrido leve. O motor 1.6 turbo tem o auxílio de uma bateria de 48V para chegar à potência de 180 cv. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Frenagem autônoma de emergência, assistente de centralização em faixa, câmera 360 graus e alertas de colisão dianteira e traseira estão no pacote ADAS do Sportage. A economia no consumo de combustível vai embora com cesta de peças e seguro caríssimos, contudo as revisões estão entre as mais acessíveis.
Motor: 1.3 T, 163 cv (G) / 2.0 T, 306 cv (G)
Câmbio: DCT7, DCT8
Desvalorização: 9,6%
Seguro: Mulher R$ 7.381 | Homem R$ 7.385
Revisões: R$ 11.410
Peças: R$ 56.509
Garantia: 3 anos
Porta-malas: 425 litros
Lançamento: 2020
O menor SUV da marca alemã aparenta ser mais parrudo no design e chega ao Brasil com motor 1.3 turbo de 163 cv — mesmo propulsor que a Renault usa no Duster. No caso do GLA, esse conjunto é híbrido leve e conta com uma bateria de 48V que faz as vezes de gerador e fornece 14 cv a mais. Comparado ao BMW X1, tem custos de peças que se equivalem, no entanto as revisões são mais caras. O problema é o preço na etiqueta, bem mais alto que o do rival direto.
Motor: 2.0 T, 258 cv (G)
Câmbio: AT9
Desvalorização: 6,9%
Seguro: Mulher R$ 11.050 | Homem R$ 11.054
Revisões: R$ 16.237
Peças: R$ 72.258
Garantia: 3 anos
Porta-malas: 620 litros
Lançamento: 2024
O SUV médio é vendido em opção única com porta-malas que mais parece coração de mãe. Vem com motor 2.0 turbo de 258 cv e 40,7 kgfm, sistema híbrido leve e câmbio de nove marchas. No design, detalhes cromados e em alumínio polido. Itens de condução semiautônoma, teto panorâmico e faróis full-LED adaptativos estão presentes, além de um pacote de luz ambiente com 64 opções — o dono do carro, possivelmente, nem vai conhecer todas elas. No pós-venda, entretanto, peca pela cesta de peças e pelas revisões.
Motor: 2.0 T, 258 cv (G)
Câmbio: AT9
Desvalorização: 6,2%
Seguro: Mulher R$ 10.965 | Homem R$ 7.251
Revisões: R$ 16.237
Peças: R$ 74.056
Garantia: 3 anos
Porta-malas: 545 litros
Lançamento: 2024
Com 2,88 metros de entre-eixos, o GLC Coupé também esbanja em espaço interno, apesar do porta-malas discretamente menor. O motor é o mesmo 2.0 de 258 cv híbrido leve, mas em equipamentos recebe pacote de estacionamento automático com câmera 360 graus e capô “transparente” para o modo off-road. Segue os preços assustadores de revisões do irmão. As peças são ainda mais caras. Curiosamente, a diferença está em componentes que poderiam ser compartilhados, como pastilhas de freio e filtro de ar-condicionado.
Pela primeira vez, a Porsche aparece no Qual Comprar — muito em virtude do aumento do teto para R$ 600 mil. No caso do SUV de entrada da marca, estamos falando da primeira geração, que segue firme, ao lado da novíssima elétrica. Indicamos a opção de entrada, chamada Macan, com motor 2.0 turbo de 265 cv e câmbio PDK de sete marchas. Acha fraco? Saiba que o SUV vai a 100 km/h em 6,4 segundos. Para surpresa geral, a cesta de peças está entre as mais baratas do segmento. Seguro e revisões também não assustam.
Motor: 2.0 T, 265 cv (G)
Câmbio: DCT7
Desvalorização: 6,3%
Seguro: Mulher R$ 13.502 | Homem R$ 10.885
Revisões: R$ 11.714
Peças: R$ 29.187
Garantia: 2 anos
Porta-malas: 458 litros
Lançamento: 2014
O estiloso SUV voltou a ser montado no Brasil. Mas a única versão à venda, Autobiography, custa insanos R$ 518 mil. Vem com um robusto pacote de auxílio à condução, som da Meridian e volante com ajustes elétricos, entre outros itens. O motor é o mesmo 2.0 turbo flex de 249 cv com câmbio automático de nove marchas e tração integral. As revisões são mais em conta que as do Discovery Sport, porém a cesta de peças é a mais cara de todo o guia. Só os amortecedores custam R$ 40 mil, mais do que a cesta completa do Bronco.
Motor: 2.0 T, 249 cv (F)
Câmbio: AT9
Desvalorização: 13,4%
Seguro: Mulher R$ 10.474 | Homem R$ 10.478
Revisões: R$ 6.900
Peças: R$ 108.670
Garantia: 3 anos
Porta-malas: 591 litros
Lançamento: 2019
Motor: 2.0, 150 cv (G)
Câmbio: CVT7
Desvalorização: 13,6%
Seguro: Mulher R$ 3.161 | Homem R$ 2.982
Revisões: R$ 5.252
Peças: R$ 29.059
Garantia: 5 anos
Porta-malas: 520 litros
Lançamento: 2019
A japonesa é conhecida pela ótima construção dos carros. Porém, é difícil recomendar a compra de um veículo que é vendido em apenas duas lojas — esse é o número de concessionárias da rede Subaru hoje no Brasil. Também é preciso dizer que o Forester é o único modelo disponível. Questões de representação à parte, o SUV traz tudo de que os puristas gostam: tração integral e motor 2.0 de quatro cilindros contrapostos. O conjunto híbrido leve está acoplado à transmissão CVT. Tem cinco anos de garantia e o seguro é barato.
Motor: 2.8 T, 204 cv (D)
Câmbio: AT6
Desvalorização: 13,8%
Seguro: Mulher R$ 15.785 | Homem R$ 10.963
Revisões: R$ 9.455
Peças: R$ 27.770
Garantia: 5 anos
Porta-malas: 545 litros
Lançamento: 2016
A única opção 5 lugares do SUV grande da Toyota é a Platinum. O motor é o mesmo 2.8 turbodiesel de 204 cv e 50,9 kgfm, com câmbio automático de seis marchas. A robustez é garantida pela estrutura de longarinas e pela tração 4×4 com reduzida. O modelo se vale da boa fama no pós-venda da marca japonesa, com cesta de peças e revisões com custos na média. Mas seguro e desvalorização complicam. Em equipamentos, traz ACC, frenagem automática de emergência, multimídia com display de 9” e alerta de mudança de faixa.
Com o mercado de blindagem em alta no Brasil, uma vez que há um crescente interesse do público e muita procura pela proteção balística, várias fabricantes passaram a homologar empresas para fazer a blindagem mantendo a garantia de fábrica dos veículos. Os clientes podem comprar o serviço na própria concessionária e incluir o custo adicional no financiamento. A retirada é feita na própria loja e a manutenção, em muitos casos, também acontece na concessionária.
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Fonte: direitonews