Se quer saber como serão os SUVs da BMW nos próximos anos, olhe para o BMW Vision Neue Klasse X. É nele que a marca concentrou o que espera aplicar nos seus produtos no futuro, como baterias mais duráveis, motores elétricos mais eficientes e um design mais ousado do que estamos acostumados.
A estrutura do carro em 800 volts, diz a marca, permite uma maior altura em relação ao solo e distância entre-eixos mais longa, permitindo um amplo espaço interno.
O visual segue uma linha ousada e polêmica, mas nada que os fãs da marca já não estejam acostumados, tendo como base os atuais iX e X7. Os faróis de LED têm orientação vertical como nova assinatura luminosa da BMW. A grade com o duplo rim também na vertical e lanternas traseiras com elementos internos feitos em impressora 3D complementam o desenho.
Por dentro, o visor central está integrado ao painel de instrumentos, oferecendo aos passageiros da frente um acesso a todas as funções de entretenimento. As informações que o motorista precisa ver são projetadas na base do para-brisa em um head-up display que ocupa toda a extensão do vidro.
Também é possível notar que os botões serão ainda mais escassos. Atualmente, a BMW é uma das marcas que adotaram um estilo de poucas teclas, com quase todos os comandos reunidos em telas.
A marca diz que o SUV vai oferecer 20% a mais de autonomia e carregamentos 30% mais rápidos. As novas células de bateria de ion de lítio, agora redondas, podem carregar o suficiente para um alcance de 300 km em apenas dez minutos.
A BMW não falou sobre potência e nem desempenho. Também não dá para saber quando o Vision Neue Klasse X chegará às ruas. Provavelmente vire realidade no ano que vem em forma da nova geração do X3, além de inspirar o futuro de outros SUVs da marca.
O Vision Neue Klasse X é a versão SUV do Vision Neue Klasse mostrado na Alemanha no ano passado. Tinha o mesmo visual exótico, mas já mostrava o que vamos ver nos sedãs BMW daqui pra frente. Assim como no X, trazia uma carroceria sem vincos, sem exageros, sem agressividade.
O conceito exibido na ocasião falava mesmo sobre estilo minimalista e cumpridor das novas legislações europeias, levando em conta até a extinção de peças cromadas. Por dentro, era o mais simples e iluminado possível, graças à grande área envidraçada, que se repete agora no X.
Ao contrário do SUV que antecipa a próxima geração do X3, o Neue Klasse mostrou o que viria em carros como o i7 e i5, além da motorização elétrica e da estrutura de 800V.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews