BMW fará nova família de elétricos no Brasil com investimento bilionário


A BMW já tem tudo pronto para produzir os veículos da família Neue Klasse no Brasil. A nova geração de carros da marca prevê uma lista com até 40 modelos promete baterias mais duráveis, motores elétricos mais eficientes, comandos de instrumento e multimídia todos realocados para o para-brisa, com uma experência de realidade aumentada, e design ousado. O primeiro deles, inclusive, já foi lançado. O primeiro da lista é o iX3, grande atração da marca no Salão de Munique 2025.

Autoesporte apurou que o time de engenharia do Brasil vem trabalhando desde o início do projeto da nova família Neue Klasse em parceria com a matriz na Alemanha. A operação nacional inclui uma forte área de pesquisa e desenvolvimento. Justamente por isso, tem atuado com equipes da BMW de outras partes do mundo na empreitada.

Mas isso não é o mais importante. A reportagem pode afirmar que a fábrica brasileira da BMW localizada em Araquari (SC) irá produzir carros a combustão, híbridos e elétricos da Neue Klasse. Com a expertise do time de engenharia, a fábrica depende de um novo ciclo de investimentos e ajustes que já estão em estudo para comportar a produção nos novos veículos eletrificados da marca.

Tais ajustes demandam, claro, novos investimentos. Os veículos da Neue Klasse não entrarão no aporte previamente anunciado pela montadora de US$ 1,1 bilhão (R$ 5,9 bi em conversão direta). Ou seja, a BMW irá anunciar novo montante bilionário para fazer a nova geração de carros eletrificados no Brasil. O já citado iX3, claro, é forte candidato a uma futura nacionalização, assim como a futura geração do sedã Série 3.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte

“Isso já é certo. Em dado momento, a BMW dará mais ênfase à Neue Klasse e esses carros serão produzidos no Brasil. É um movimento natural. Aqui temos capacidade para fazer veículos com todas as tecnologias. Já montamos o X5 híbrido plug-in e podemos produzir elétricos com as devidas adaptações”, a reportagem ouviu, com exclusividade, de fonte ligada à empresa.

Além disso, a engenharia já tem pleno conhecimento do novo iDrive, dividido em quatro pilares que prometem aposentar o conceito de central multimídia integrada ao quadro de instrumentos. O primeiro deles, mais interessante, consiste no que a BMW chama de Panoramic Vision.

É um quadro de instrumentos gigantesco, uma faixa que ocupa o para-brisa de ponta a ponta por meio de tecnologia head-up. O enorme HUD é visível tanto para condutor quanto para passageiro. Conhecemos a tecnologia no Salão de Munique 2025 e contamos neste reel em nosso Instagram como funciona. Relembre:

Autoesporte esteve na fábrica de Araquari com um grupo de jornalistas e visitou justamente a área em que os testes com o iDrive e com outros adventos da Neue Klasse são feitos. Evidentemente, a montadora tratou de esconder os trabalhos de pesquisa que vem fazendo em suas novas tecnologias.

Araquari (SC) faz atualmente 11 mil carros por ano, mas tem capacidade para montar até 32 mil unidades. Inaugurada em 2014, possui área de 1,5 milhão de metros quadrados, sendo 112.893 m² de edificações. No espaço são realizados processos nas áreas de carroceria, pintura, montagem, qualidade e logística. Cerca de mil pessoas fazem parte do quadro de funcionários.

E não apenas as novas tecnologias vêm recebendo o carinho do time de engenharia da BMW no Brasil. O veterano motor 2.0 turbo flex, que já completou uma década de história, deve passar por novas atualizações em breve.

“Sem dúvidas faremos atualizações nesse motor. Está dentro do nosso cronograma, até porque pretendemos trabalhar com mais de uma matriz energética em Araquari. Não podemos descartar veículos de combustão interna no Brasil. Além disso, temos híbridos leves, híbridos plug-in e capacidade para mais”, ressaltou o interlocutor à reportagem.

Além de mudanças nos números de potência e torque, atualmente em 184 cv e 30,6 kgfm no atual BMW Série 3, podemos esperar pela adaptação do conjunto para trabalhar com sistema híbrido leve de 48 Volts. Usada na versão básica da nova geração do X3, essa unidade de potência rende 258 cv e 40,4 kgfm de torque.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Juíza se declara suspeita e deixa processo sobre homicídio do advogado Renato Nery
Próxima Nelly Furtado Anuncia Pausa na Carreira de Shows Após Onda de Críticas ao Corpo nas Redes Sociais