Todas as coisas têm um nome, e normalmente nos acostumamos a chamá-las de certa maneira e pronto. Na indústria automotiva, vários nomes nasceram de uma sigla ou de um acrônimo de significado bem simples, mas poucas vezes nos apercebemos disso.
Entre as montadoras, especialmente as mais antigas, há diversos casos. A Vemag, empresa nacional responsável por produzir um dos primeiros automóveis brasileiros, sob licença da DKW alemã, em 1956, é um exemplo: seu nome significa apenas VEículos e Máquinas AGrícolas. Isso porque, antes da DKW, a Vemag já montava aqui caminhões Scania-Vabis e Tratores Massey-Harris-Ferguson.
DKW, aliás, é a sigla para Dampf Kraft Wagen, ou carro a vapor, já que era essa a propulsão do primeiro veículo da marca. Apenas no Brasil se lê “dê-cá-vê” em vez de “dê-cá-dábliu”. Isso porque a letra “W” só passou a fazer parte do alfabeto brasileiro em 1990, e antes dizia-se que o “W” tinha som de “V”. Então, referiam-se à marca com a última letra como “V”, não “W”.
Isso também ocorria com a BMW: muitas pessoas idosas ainda falam “bê-ême-vê” em vez de “bê-ême-dábliu”. Por sinal, BMW é simplesmente a sigla para Bayerische Motoren Werke, ou fábrica de motores da Baviera — região onde a empresa foi fundada.
Voltando às montadoras nacionais, outro caso típico é o da FNM, sigla para Fábrica Nacional de Motores, nada mais. Aqui há outra curiosidade em relação à leitura: o caminhão da marca, em vez de ser chamado de “éfe-êne-ême”, ganhou o apelido popular de “fê-nê-mê”, baseado nas três letras. E aí pegou.
A origem do nome Simca também remete a uma sigla. Como a montadora é de origem francesa, nasceu Société Industrielle de Mécanique et Carrosserie Automobile. Mas, quando aportou no Brasil, por ter sócios locais, virou Sociedade Industrial de Motores, Caminhões e Automóveis (apesar de nunca ter produzido caminhões aqui).
Como eram os primeiros carros populares do Brasil?
A fabricante brasileira de carrocerias de ônibus Caio parece ter a origem de sua denominação no primeiro nome do fundador, mas não: é sigla de Companhia Americana Industrial de Ônibus.
Essa coisa de siglas não é exclusividade das montadoras mais antigas. As duas mais recentes a aportar por aqui, ambas chinesas, se utilizam do mesmo sistema, ainda que os significados sejam bastante distintos.
BYD é Build Your Dreams (Construa Seus Sonhos) e aparece até por extenso, como emblema, na traseira de seus carros. Já GWM é Great Wall Motors, uma homenagem à grande muralha da China. A maior diferença é que a BYD resolveu divulgar seu nome no Brasil usando a sigla em inglês (“bí-uai-dí”), enquanto a GWM optou por usar o português mesmo (“gê-dábliu-ême” em vez de “dji-dâbliu-êmn”).
Os nomes originários de siglas e acrônimos também estão nas autopeças. Você sabia que Cofap significa apenas COmpanhia FAbricadora de Peças? Outro caso interessante é o da Wapsa, antiga marca de alternadores, motores de partida e reguladores de voltagem. O nome é sigla de Walita Auto Peças S.A. — sim, a mesma Walita de liquidificadores e outros eletrodomésticos. Por sinal, Walita vem da junção do nome do dono da empresa com o de sua esposa: Waldemar e Lita.
Fânia, de cabos, é de FÁbrica Nacional de Instrumentos para Autoveículos. Carburadores DFV nasceram das iniciais do fundador da empresa, Décio Fernandes de Vasconcelos. Cobreq, de pastilhas de freio? COmpanhia BRasileira de EQuipamentos.
E VDO? Bem, essa é mais complicada. A empresa é alemã e seu nome é sigla para Vereinigte Deuta Ota, ou seja, União da (empresa) Deuta com a (empresa) Ota. E esses dois nomes também são siglas: Deuta de DEUtsche TAchometer Werke, em português Fabricante Alemã de Tacômetros, e Ota de Offenbacher TAchometer Werke, fabricante de Offenbach (cidade alemã) de Tacômetros.
Outro caso automotivo comum em que usamos muitas siglas sem nos dar conta de seu significado é no batismo de versões. Aí é um espetáculo. Vamos a algumas delas. Na linha Volkswagen, GTS era para Gran Tourism Super e GTI para Gran Tourism Injection.
Na Fiat, CSL de Comfort Super Luxe e ELX de Eletronic Luxe Extra. Na Ford, GLX representava Gran Luxe Extra e LDO, Luxuosa Decoração Opcional. Já na Chevrolet, a sigla GSI significava Gran Super Injection; GLS, Gran Luxe Super; e CD, Comfort Diamond.
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Fonte: direitonews