Uma das festas catarinenses mais conhecidas no Brasil, a Oktoberfest de Blumenau, foi destaque na tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (27). O prefeito do município, Mário Hildebrandt, e a realeza da festa vieram até o Parlamento estadual para convidar os deputados para o evento, que começa na próxima semana.
“A Oktoberfest é um momento muito especial de Blumenau e de Santa Catarina, para todo o Brasil”, comentou o prefeito. “É uma festa que surgiu num momento muito difícil, após as enchentes, e se tornou a festa da superação e da resiliência.”
Conforme Hildebrandt, a edição 2023 da Oktober começa na próxima quarta-feira (4) e prossegue até dia 22 de outubro. O cerimonial de abertura será no Pavilhão Spaten Platz, na Vila Germânica, a partir das 22 horas.
Durante os dias da festa, o público poderá acompanhar desfiles na Rua XV de Novembro, além das apresentações musicais e culturais na Vila Germânica, dos pratos típicos e de cervejas de vários tipos. A programação completa está disponível no site oficial do evento.
De acordo com o prefeito, são esperadas mais de 700 mil pessoas na edição deste ano, a 38ª. O movimento econômico da festa chega a R$ 250 milhões.
A rainha Joice Prochnow, a 1ª princesa Heloisa Hort e a 2ª Princesa Edna Louise Oliveira convidaram os deputados para o evento. “Ficaremos imensamente felizes em receber a todos”, afirmou a rainha.
Os deputados Mário Motta (PSD), Lunelli (MDB), Ivan Naatz (PL), Sérgio Guimarães (União), Volnei Weber (MDB), Oscar Gutz (PL), Fabiano da Luz (PT), Maurício Peixer (PL), Marcius Machado (PL) e Fernando Krelling (MDB) destacaram a relevância da festa, considerada a segunda maior do tipo no mundo.
Agência AL
Fonte: alesc.sc.gov