Brenda Closs
Folhamax
Ex-governador por dois mandatos, ex-senador e ex-ministro da Agricultura, o megaempresário Blairo Maggi (PP) ‘lançou’ o seu afilhado político e governador Mauro Mendes (União) como candidato à presidência da República e sucessor de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Eu já lancei ele”, se limitou a dizer, aos risos, quando questionado pela imprensa durante o Fórum Internacional da Agropecuária (FIAP), realizado em Cuiabá, no Cenarium Rural, na manhã desta segunda-feira (09).
Mendes disputou sua primeira eleição à Prefeitura de Cuiabá em 2008 com o apoio de Maggi, enquanto chefe do Executivo Estadual. O candidato perdeu para Wilson Santos (PSD) que foi reeleito. Mauro só conquistou o Palácio Alencastro quatro anos depois, em 2012.
Atualmente, em seu segundo mandato como governador de Mato Grosso e com boa avaliação entre os eleitores, Mauro Mendes é tido com um dos fortes candidatos ao Senado em 2026 e com grandes chances de vitória, embora ele ainda faça mistério sobre seu futuro político quando deixar o Palácio Paiaguás.
Recentemente, uma nota em um portal de notícias de Brasília, colocou Mauro como um dos nomes da famosa “terceira via” na corrida eleitoral de 2026, junto com os governadores Tarcísio Freitas (São Paulo), Ronaldo Caiado (Goiás), Romeu Zema (Minas Gerais) e Ratinho Júnior (Paraná).
O grupo é tido como “moderado” embora todos tenham apoiado a reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022. Porém, do quinteto, Mendes é o que menos se considera “viúva do bolsonarismo”.
Ele já declarou, reiteradas vezes, que a campanha eleitoral ficou para trás e o foco agora é trabalhar pelo melhor da população.
Fonte: abroncapopular