Após diversos erros estratégicos nesta temporada, agora as decisões de pit stop da Ferrari são frequentemente questionadas. No último fim de semana, que aconteceu o GP da Bélgica, não foi diferente. Charles Leclerc, da Ferrari, vinha fazendo uma corrida de recuperação do final do grid e nos estágios finais ocupava o quinto lugar quando a equipe italiana resolveu pará-lo para colocar pneus macios na tentativa de marcar a volta mais rápida, que lhe renderia um ponto extra. Entretanto, as coisas não correram como esperado e o monegasco não só não conseguiu marcar o melhor tempo, como ainda acabou levando uma punição por excesso do limite de velocidade no pitlane.
Ainda assim, o chefe da equipe, Mattia Binotto, diz que foi a decisão certa assumir o risco e que acredita que a Ferrari é injustamente criticada por “erros que não são realmente erros”. No entanto, os erros da Scuderia não se resumem apenas à corrida, já que no Q3 da classificação em Spa-Francorchamps Leclerc acabou sendo enviado à pista com o jogo errado de pneus.
Binotto reitera que nem todas as estratégias que dão errado, são necessariamente um erro, visto que na Bélgica, por exemplo, a punição de Charles não teria como ser prevista. “Obviamente, há sempre a necessidade de melhorar e há lições aprendidas que estamos analisando e refletindo.
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“Mas se eu olhar para trás na temporada, acho que há muito percepção de fora sobre o que é a verdade e a realidade, e às vezes não estamos cometendo erros que são vistos como erros.”
Faltando apenas oito corridas na temporada, restam poucas dúvidas sobre o campeonato. A Ferrari atualmente ocupa o segundo lugar na classificação do mundial de construtores, com uma diferença de 118 pontos para a líder, Red Bull. Apenas algum acontecimento muito drástico poderia mudar o rumo do campeonato mundial.