Os Estados Unidos temem as consequências que surgirão no caso de a Ucrânia perder seu conflito com a Rússia, declarou o presidente norte-americano Joe Biden.
“A questão é que […] se deixarmos a Ucrânia ir abaixo, veja minhas palavras: a Polônia desaparecerá, e todas as nações ao longo da fronteira com a Rússia, dos Bálcãs a Belarus, se encaixarão eles mesmos“, disse ele em entrevista à revista norte-americana Time divulgada na terça-feira (4).
Ele disse que as decisões que serão tomadas em Washington nos próximos quatro anos “determinarão o futuro da Europa por um longo tempo”.
“E é por isso que não podemos deixar a OTAN fracassar, temos que a construir tanto política quanto economicamente. E militarmente, na qual estamos investindo significativamente”, disse ele.
Espera-se que Donald Trump, o favorito para obter a nominação do Partido Republicano, defronte o atual mandatário Biden nas eleições presidenciais de novembro. Em caso de vitória, Trump pode transformar as relações de Washington com a OTAN, especialmente com os membros do bloco militar que estão em atraso com suas contribuições econômicas.
Vários países europeus e a Casa Branca norte-americana têm tomado medidas desde 2023 para reforçar o papel da OTAN e a preparar para o que esperam ser seu enfraquecimento em caso de vitória do ex-presidente dos EUA (2017-2021).
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil